29 de Setembro: Dia Mundial do Coração

Doenças cardíacas podem ser prevenidas

29 de Setembro: Dia Mundial do Coração

Cerca de 30% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares. Isso significa 400 mil óbitos anuais, segundo o Ministério da Saúde. Fazer um acompanhamento médico adequado pode ajudar a mudar essa realidade. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, aproximadamente 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardíaca. Para conscientizar a população sobre a importância de manter uma vida saudável e evitar esses tipos de enfermidades, foi criado o Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro.
 
Segundo o cardiologista Marcos Lacativa, do Hospital do Coração de Duque de Caxias (HSCOR), da Hapvida NotreDame Intermédica, as doenças do coração que mais afetam a população são as coronarianas, caracterizadas pelo entupimento das artérias que nutrem o órgão, como angina, infarto, pressão arterial sistêmica e insuficiência cardíaca.
 
Os sintomas das doenças do coração são variados. “Os principais são: cansaço desproporcional ao esforço realizado, dor no peito, falta de ar e/ou na nuca e desmaio”, ressalta Lacativa. Entre os vilões das enfermidades cardíacas, estão o diabetes e o colesterol alto, principalmente o LDL, o chamado colesterol ruim, e o cigarro.
 
O médico alerta, ainda, que pessoas com histórico familiar de infarto ou tabagistas devem fazer acompanhamento com o cardiologista para um diagnóstico precoce. Se não houver qualquer fator de risco ou sintoma, é recomendada a avaliação médica após os 50 anos.
 
Hábitos saudáveis como a prática de exercícios, o cessamento do tabagismo e alimentação saudável, além do controle das taxas de glicose e gordura no sangue e da pressão arterial contribuem para uma saúde vascular saudável. Se não houver qualquer fator de risco ou sintoma, é recomendada a avaliação médica após os 50 anos.
 
Almofada em formato de coração para recuperação de cirurgias cardíacas
 
Uma iniciativa do Hospital do Coração de Duque de Caxias (HSCOR) promove uma boa recuperação e conforto a quem passa por cirurgias cardíacas. Segundo a coordenadora de Hotelaria da unidade, Vanessa Dantas, todos os pacientes recebem uma almofada em formato de coração. “O acessório, feito de espuma e revertido de courvin, é de fácil higienização e ideal para alérgicos ou para quem tem animais de estimação. A almofada garante uma melhor recuperação aos pacientes do pós-operatório de cirurgias cardíacas, como o alívio de dores e a proteção contra impactos", diz Vanessa

Por Ultima Hora em 28/09/2024
Publicidade
Aguarde..