A treta que vai sustentar o recesso parlamentar

A treta que vai sustentar o recesso parlamentar

Modelo extinto 

O governo Lula concretizou nessa semana o que se mostrou uma promessa no início da sua gestão: o fim das escolas cívicos-militares em todo o país. Além da canetada determinando o fato, o governo não autorizou mais nenhum empenho financeiro para sustentar um modelo de educação que ganhou corpo no governo Bolsonaro.

Modelo polêmico 

A instituição de uma educação militar em diversas cidades do país trouxe um debate acalorado sobre a eficácia deste ensino segmentado. Muitas dessas escolas absorveram filhos de agentes das forças de segurança e também civis simpáticos ao modelo de ensino. Mas não passei incólume aos críticos da militarização da educação. Entre 2020 e 2022, quando se expandiu o raio de escolas cívicos-militares pelo país cresceu também as críticas ao sucateamento da educação civil em detrimento de um _gueto_ educacional. Neste biênio, o MEC realizou repasses de quase R$ 100 milhões para a manutenção destas escolas.

Repercussão

A decisão do governo Lula foi suficiente para inflamar a oposição bolsonarista militarizada. O senador general Hamilton Mourão (Republicanos-RS) declarou que é um "revanchismo" de Lula. O deputado federal Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) cobrou celeridade na Câmara dos Deputados para a tramitação de projeto de sua autoria que cria a Política Nacional das Escolas Cívicos-Militares no país.

Festa internacional 

Na semana que antecede o recesso parlamentar na Câmara dos Deputados, o presidente da casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), decidiu se dar férias antecipadas e relaxar da semana tensa e pesada da votação da reforma tributária a bordo de um cruzeiro pelo Caribe curtindo o show do cantor Wesley Safadão, anfitrião dessa viagem em alto-mar. Além de Lira, outros políticos foram vistos a bordo, como o deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), o senador Weverton Rocha (PDT-MA) e os deputados estaduais Marcinho Oliveira, da Bahia, e Joana Darc, do Amazonas, ambos do União Brasil.

Piada 

Aliás, a deputada amazonense Joana Darc protagonizou um vexame no cruzeiro, cujo vídeo já viralizou em todas as plataformas digitais. No meio da multidão ela pede para o humorista Tirulipa, que está no palco, para chamar o nome de um homem, supostamente seu marido, de quem tinha se perdido no meio da multidão. Ao perguntar o nome da deputada, ela responde meio irritada que era Joana Darc e perguntou se ele não a conhecia (recentemente ela ganhou projeção nacional por conta fo caso da Capivara Filó). O diálogo foi suficiente para que o resto da multidão gritasse palavras de desconfiança sobre uma suposta relação entre a parlamentar e o comediante. Assim como a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa do Amazonas ainda não está em recesso.

Viva a Ciência 

Em solenidade no Palácio do Planalto pela retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, hoje, o presidente Lula restituiu aos pesquisadores amazonenses Adele Benzaken e Marcus Lacerda as respectivas medalhas da Ordem Nacional do Mérito Científico negadas pelo então presidente Bolsonaro em 2021. À ocasião, outros 21 pesquisadores, que em solidariedade aos dois entregaram suas medalhas, também as receberam de volta das mãos do presidente Lula.

Copa feminina 

A ministra dos Esportes, Ana Moser, embarca nos próximos dias para Nova Zelândia, na Austrália, para acompanhar a Copa do Mundo de Futebol Feminino. Mas, sua missão é defender a candidatura do Brasil como sede do próximo mundial, em 2027. No páreo estão países europeus, como a Bélgica, Alemanha e Holanda, além da África do Sul e o Consórcio Estados Unidos e México.

Resgate cultural 

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, está exultante, de orelha a orelha, pelo êxito da adesão  de 100% dos Estados e 98% dos municípios brasileiros à Lei Paulo Gustavo. Os recursos, da ordem de R$ 3,8 bilhões, começam a ser liberados aos entes federativos nos próximos dias.

Habitação

O presidente Lula sanciona, nesta quinta-feira, 13, a lei que retoma o programa federal Minha Casa, Minha Vida. A solenidade acontece pela manhã no Palácio do Planalto.

Por Coluna Valéria Costa em 12/07/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Planalto age para não ter surpresas
15 de Maio de 2023

Planalto age para não ter surpresas

Congressistas entram em modo avião, só que não
14 de Julho de 2023

Congressistas entram em modo avião, só que não

Iguá mantém ações previstas para paralisação do Sistema Guandu, adiada para 25/11
16 de Novembro de 2022

Iguá mantém ações previstas para paralisação do Sistema Guandu, adiada para 25/11

CINCO MINUTOS SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO
18 de Março de 2022

CINCO MINUTOS SOBRE IDENTIDADE DE GÊNERO

Aguarde..