Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Agora é lei: Centro do Rio de Janeiro vira ‘Bairro Imperial’
O prefeito Eduardo Paes sancionou, nesta sexta-feira (26/07), a Lei 8.519/2024, que reconhece a região do Centro do Rio como ‘Bairro Imperial’. O Centro da Cidade se junta assim aos bairros de São Cristóvão e Santa Cruz, já que ambos tiveram a designação dada em 2007 e 2022 respectivamente.
O reconhecimento deve impulsionar o turismo histórico e educativo da região, incentivando visitas a museus, passeios guiados e atividades econômicas. Por ter sido capital do império, o Rio tem um vasto patrimônio histórico-cultural, principalmente na região central. Entre eles, o Paço Imperial e o Real Gabinete Português de Leitura.
O texto, de autoria do vereador Pedro Duarte (Novo), estabelece que o título seja citado em prospectos e publicações que divulguem eventos e acontecimentos históricos, culturais, educacionais e turísticos do bairro. A lei não prevê mudanças relativas a limites geográficos, parâmetros urbanísticos e zoneamento do bairro.
O Rio foi capital do Império de 1763 a 1889, primeiro ligada ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e, após a independência do Brasil, como centro político do novo país. Foi precedida por Salvador, a primeira capital do Brasil. Em 1889, o Rio passou a ser capital da República até 1960, quando cedeu essa condição a Brasília.
“Essa lei é importante para resgatar a conexão do Centro do Rio com o Período Imperial. Porque isso é um potencial enorme que está hoje pouco aproveitado para o desenvolvimento, para o turismo da região, inclusive no apoio ao comércio “, diz o vereador Pedro Duarte.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!