Centrão dobra aposta em reforma ministerial

Centrão dobra aposta em reforma ministerial

 

Não é bem assim 

PP e Republicanos estão na maior expectativa que o presidente Lula anuncie as mudanças na Esplanada nesta quarta-feira, 30. O presidente tem tentado minimizar a pressão e, para atender o discurso da "coalizão" admite criar um 38° ministério, o da Pequena e Médias Empresas, que sairia da órbita do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, onde é uma secretaria, para ter autonomia. Faltam só definir detalhes.

Abacaxi 

E os detalhes é que tem feito o governo adiar as mudanças. Não é apenas criar um novo ministério na máquina pública, mas também liderar a dança das cadeiras para poder acomodar os neoaliados. Quem está à frente dos potenciais ministérios que poderão haver trocas, embora não demonstrem abertamente, nos bastidores não estão nada satisfeitos com a possível demissão ou remanejamento de órgão. O que Lula vai fazer para apagar esse incêndio? Só ele sabe!

Enquanto isso 

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), já tem uma outra defesa na agulha: a reforma administrativa, a mesma que não avançou no governo anterior. Nesta quarta-feira, 30 por exemplo, Lira vai ser o convidado ilustre de um almoço oferecido pela Frente Parlamentar de Comércio e Serviços do Congresso Nacional, em que lhe será formalizado a entrega de um manifesto com o apoio de 13 frentes parlamentares a favor da reforma administrativa.

Terão que marcar hora 

Lira e o Centrão têm pressa para marcar território no governo Lula. Com viagem marcada para semana que vem à Índia, para a Cúpula do G20, o presidente também já tem reservado em sua agenda o início da segunda quinzena de setembro, quando participa da Assembleia-Geral da ONU, que acontece de 18 a 21, em Nova York, Estados Unidos e onde é muito esperado seu discurso de abertura do evento.

Expectativas

Lideranças e entidades indígenas vão acompanhar de perto a retomada do julgamento do marco temporal das terras indígenas, que está na pauta só Supremo Tribunal Federal de amanhã. Há muita tensão e espera sobre o resultado. Com o placar em 2 a 1 contra o marco temporal, há uma grande apreensão sobre o voto do novo ministro, Cristiano Zanin, ou um novo pedido de vista.

Virou moda

Parece regra. A cada ano pré-eleitoral a legislatura de plantão da Câmara encabeça mudanças na lei eleitoral, com um nome simpático: minireforma eleitoral para atender aos anseios dos pré-candidatos a cargos eletivos. Um novo grupo de trabalho já está a todo vapor trabalhado em propostas de mudanças nas regras da eleição municipal de 2024.

Como deve ser 

Já está praticamente tudo alinhado para os desfiles do 7 de Setembro, em Brasília, que deve acontecer como manda o figurino e sem personalismo. Com o slogan "Democracia, Soberania e União", o evento inicia às 9h do dia 7, na Esplanada dos Ministérios.

 Sorriso largo 

O novo ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA) ainda nem esquentou a cadeira e já comemora números positivos do primeiro semestre do ano, na gestão de sua antecessora, a então ministra Daniela Carneiro. Em sete meses, o Brasil superou o total de turistas estrangeiros que vieram ao país durante todo o ano de 2022. Até julho,o país recebeu 3,65 milhões de viajantes estrangeiros contra 3,63 milhões do acumulado do ano passado. Os argentinos foram os nossos principais turistas.

Por Coluna Valéria Costa em 29/08/2023
Publicidade
Aguarde..