Concessionária Reviver intensifica ações de combate à dengue no Cemitério do Caju

Concessionária Reviver intensifica ações de combate à dengue no Cemitério do Caju

A Concessionária Reviver — que administra o Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju, além de outros sete cemitérios e um crematório — tem investido em ações preventivas de combate à dengue. A medida, em meio ao calorão que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, tem garantido bons resultados. O plano de ação começa pela capacitação dos funcionários e inclui, na prática, carro fumacê, pó de pedra nos vasos e jardineiras para impedir água parada, poda das árvores, gestão correta dos resíduos e dedetização periódica. 

O carro fumacê circula às segundas, quartas e sextas em toda a extensão dos cemitérios. Onde ele não alcança, funcionários usam bombas com inseticida. O pó de pedra, por sua vez, impede o acúmulo de água nos vasos. A Reviver também realiza semanalmente a limpeza das canaletas e sistemas de drenagem. As ações são realizadas em apoio à Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, que atua na fiscalização de combate ao mosquito. 

— Intensificamos os cuidados necessários, além de todo um trabalho de conscientização das equipes que atuam nos cemitérios e da população. A manutenção constante dessas medidas contribui para um ambiente mais seguro e saudável — destaca Sandra Fernandino, CEO da Concessionária Reviver. 

Em todos os cemitérios sob gestão da Concessionária, os cuidados estão nos mínimos detalhes. Todos os funcionários de campo estão orientados a identificar e eliminar qualquer reservatório de água parada, principalmente os vasos de flores naturais e as flores artificiais deixadas pelos familiares nos jazigos, que também não são permitidas. 

Gerenciamento de resíduos e podas de árvores

O gerenciamento dos resíduos é feito de forma adequada, seguindo as normas legais aplicáveis aos locais de armazenamento. Os resíduos são alocados em caçambas de 5 m² com cobertura e devidamente identificadas. Isso evita a ação de intempéries e protege o meio ambiente. A coleta é realizada por empresa credenciada e os resíduos são destinados para aterros sanitários.

Técnicos da Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário também dão orientações sobre a poda de galhos e árvores, que são realizadas semestralmente.

Segurança e saúde dos trabalhadores

A Concessionária Reviver realiza com seus colaboradores uma ação chamada Diálogo Diário de Segurança (DDS), além de treinamentos regulares, de acordo com o cronograma anual em seu Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). Esse mapeamento inclui orientações de boas práticas no controle e acompanhamento da saúde dos trabalhadores, entre elas o combate à dengue. A medida garantiu, até o momento, que nenhum caso da doença fosse registrado entre as equipes.

Por Ultima Hora em 05/02/2025
Aguarde..