Conecte SUS irá discutir informatização e integração da saúde entre municípios

Conecte SUS irá discutir informatização e integração da saúde entre municípios

Com o apoio do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, acontece na próxima terça-feira, dia 22, no Hotel Prodigy Santos Dumont, na Av. Almirante Silvio de Noronha, 365, no Centro, a Oficina de Expansão do Programa Consulte SUS e a instalação da Comissão Especial do Ministério da Saúde de Desburocratização, Simplificação e Modernização da Saúde, que terá a finalidade de oferecer aos municípios de todo o estado a oportunidade de se aproximarem através da informatização na atenção primária a saúde e a integração à rede Nacional de dados em saúde.

De acordo com o deputado Júlio Lopes (Progressista), autor da lei n° 13.444 que tornou o CPF o único documento necessário para apresentação no SUS, e que propôs a criação do grupo de desburocratização da saúde, indicando o Rio de Janeiro como o primeiro estado a receber a comissão pelo fato de aqui se concentrar o maior número de hospitais e instituições federais, o momento é de grande importância para todos os prefeitos que terão maior rapidez e agilidade na dinamização e integração do sistema de saúde junto ao SUS.

- O conecte SUS é um programa que prevê a informatização e integração dos dados de saúde dos cidadãos entre os estabelecimentos e os órgãos de gestão em saúde. A partir de agora, toda vez que você precisar de algum tipo de atendimento em uma unidade de saúde seja ela qual for, vc será atendido somente com o número do CPF e sem a necessidade de apresentar nenhum outro documento, de maneira rápida e sem burocracia. Com o CPF, os  médicos terão acesso à todos os tratamentos e medicamentos que vc utiliza - explicou.

Júlio disse ainda que essa nova plataforma irá permitir o compartilhamento das informações demais de 210 milhões de pessoas em tempo real, o que irá fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e fará com que os médicos de todo o país possam acessar o quadro clínico das unidades de saúde públicas e privadas.

Prefeituras começam a se integrar

O município de Mesquita, na região metropolitana do Rio, que já conta com um sistema de gestão implantado nos serviços de saúde, recebeu na semana passada o prefeito de Cabo Frio, na Região dos Lagos, José Bonifácio, que foi entender esse modelo de gestão e trocar informações para implantar o serviço.

- Essa integração pode e deve servir de exemplo para todos os municípios, que trará somente benefícios para a população - disse Jorge Miranda, prefeito de Mesquita.

Por Ultima Hora em 20/03/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Poder Executivo está autorizado a criar núcleo de apoio a pacientes com epilepsia
11 de Junho de 2024

Poder Executivo está autorizado a criar núcleo de apoio a pacientes com epilepsia

O crescimento do mercado de adestradores e hotéis pet
06 de Abril de 2024

O crescimento do mercado de adestradores e hotéis pet

Diálogo é importante para segurança das crianças na internet
16 de Julho de 2023

Diálogo é importante para segurança das crianças na internet

Insumos para vacina CoronaVac chegam ao Brasil dia 26 de maio
17 de Maio de 2021

Insumos para vacina CoronaVac chegam ao Brasil dia 26 de maio

Aguarde..