Conheça as 10 melhores universidades do Brasil

Apenas uma delas est

Conheça as 10 melhores universidades do Brasil

Pelo quarto ano seguido, a Universidade de São Paulo (USP) foi reconhecida como a melhor instituição de ensino superior do Brasil. A classificação foi concedida pelo Ranking de Universidades Folha (UFU). 

O estudo avalia escolas com base nos 40 cursos mais procurados pelos estudantes. A USP lidera em 33, nos quais estão direito, psicologia, enfermagem e administração. 

Essa é a oitava vez que a instituição está na liderança. 

Entre as universidades particulares, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul lidera. Já a Unicamp passa na frente em critério de ensino.

A Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) destaca-se como a melhor em direito entre as instituições privadas. 

Em economia, a Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV EPGE) assume a dianteira entre as particulares pela primeira vez. 

  • Quer entender a verdadeira situação das universidades brasileiras através de uma investigação inédita que envolve professores, alunos e funcionários do Brasil e do mundo? Quer saber o que realmente acontece dentro das universidades públicas brasileiras? Assista ao documentário Unitopia, da Brasil Paralelo, e entenda o tema como nunca antes. 

Quais foram os indicadores avaliados pelo ranking?

A instituição avaliou cinco indicadores: 

  • ensino, 
  • pesquisa, 
  • mercado de trabalho, 
  • inovação e 
  • internacionalização.

Entre as 10 melhores instituições de ensino superior listadas no Brasil, nove estão localizadas no Sul e do Sudeste. A única exceção é a Universidade de Brasília.  Confira a lista abaixo: 

1 - Universidade de São Paulo - USP

Foto: Jornal da USP.

A USP lidera o ranking em quatro indicadores: inovação, internacionalização, pesquisa e mercado de trabalho. A única exceção é em ensino, onde a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) aparece em primeiro lugar.

Esta é a oitava vez que a USP lidera o ranking e, em apenas duas edições, não venceu: 2016 e 2017. É a quarta vez consecutiva em que vence.

O reitor da universidade, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, mencionou algumas das principais iniciativas realizadas pela instituição no ano passado. Os projetos foram focados em pesquisa e inovação, como a criação de centros com essa finalidade.

Ainda foram desenvolvidas outras iniciativas como o estabelecimento do Fundo USP Diversa, destinado à concessão de bolsas, e ao estabelecimento de centros internacionais.

Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o reitor ressaltou a importância dos projetos de tecnologia e inovação para a universidade: 

"Há anos a USP tem feito um esforço muito grande para que a inovação fizesse parte de sua agenda e estivesse presente em todos os seus ambientes".

Carlotti Júnior afirmou também que os projetos são frutos da parceria entre governo, empresas, a universidade, agências de financiamento de capital de risco e empreendedores, com o objetivo de gerar conhecimento e inovação. 

2 - Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Foto: Renato César Pereira/Photopress.

Ao ser considerada a segunda melhor universidade do país, a Unicamp se mantém na mesma posição em que figura no ranking desde 2019. 

O reitor, Antônio José de Almeida Meirelles também destaca o investimento em pesquisa e, sobretudo, a participação da universidade em dois projetos internacionais. Um desses projetos é dedicado ao estudo das propriedades dos neutrinos, partículas subatômicas abundantes no universo e sem carga elétrica.

Outro projeto mencionado também pelo reitor foca na avaliação dos impactos do aumento do dióxido de carbono atmosférico sobre a Amazônia, sua biodiversidade e ecossistemas. A pesquisa é realizada em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e o governo britânico.

3 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Foto: Agência RBS.

4 - Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ 

Foto: Universidade Federal do Rio de Janeiro - Divulgação.

5 - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Foto: Reprodução Adobe Stock.

6 - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Unesp - Divulgação.

7 - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Foto: UFSC.

8 - Universidade de Brasília (UnB)

Foto UnB - Divulgação.

9 - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Foto: UFPR - divulgação.

10 - Universidade Federal de São Paulo (UFSP)

Foto: reprodução Facebook.

A primeira instituição particular que aparece é a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A instituição aparece na 22ª posição geral. 

Foto: Divulgação PUCRS.

Quais foram os critérios aplicados para a elaboração do ranking?

A classificação foi realizada pelo Ranking de Universidades Folha (RUF), que avalia as instituições com base em sete critérios: 

  • Produção Acadêmica: O total de publicações e citações é utilizado para medir o impacto e a relevância social das pesquisas realizadas na instituição;
  • Qualificação Docente: A proporção de professores com doutorado e mestrado, assim como aqueles em dedicação integral e parcial. Esse critério indica o nível de qualificação e comprometimento do corpo docente com o ensino;
  • Percepção do Ensino: A opinião dos docentes do ensino superior sobre a universidade em questão;
  • Nota no Enade: o exame avalia o desempenho dos alunos;
  • Publicações em revistas nacionais são consideradas para avaliar a disseminação do conhecimento universitário pelo país;
  • Recursos recebidos por instituições e a presença de bolsista, no caso das particulares;
  • A quantidade de teses produzidas mede a capacidade das universidades de gerar trabalhos acadêmicos de alta qualidade;

Qual a importância do ranking?

As informações da pesquisa ajudam o governo a distribuir melhor os recursos educacionais para as instituições públicas. 

Para as faculdades privadas, o estudo é uma ferramenta para pais e alunos escolherem onde estudar. 

Além disso, o ranking oferece às instituições a chance de atrair mais investimentos, bons alunos e professores. É através do ensino, extensão e pesquisa que o país pode se desenvolver, gerando emprego, renda e qualidade de vida para a população. 

 

Por Ultima Hora em 23/10/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Medalha de Mérito Cultural Alcione será lançada nesta segunda-feira na quadra da Mangueira
21 de Novembro de 2022

Medalha de Mérito Cultural Alcione será lançada nesta segunda-feira na quadra da Mangueira

Informática da PUC-Rio oferece bolsas integrais no Vestibular 2022
13 de Setembro de 2021

Informática da PUC-Rio oferece bolsas integrais no Vestibular 2022

SPC BRASIL | spcrio, através do Presidente e empresário Carlos Monjardim, foi um dos convidados VIP, nas comemorações de 25 anos da CATEGRAL MUNDIAL DA FÉ, da Igreja Universal do Reino de Deus.
17 de Agosto de 2024

SPC BRASIL | spcrio, através do Presidente e empresário Carlos Monjardim, foi um dos convidados VIP, nas comemorações de 25 anos da CATEGRAL MUNDIAL DA FÉ, da Igreja Universal do Reino de Deus.

De volta pro aconchego
05 de Março de 2024

De volta pro aconchego

Aguarde..