E agora Campos Neto?

E agora Campos Neto?

Bons ventos 

A equipe econômica do governo Lula fechou o dia com um sorriso maroto após a agência internacional de classificação de risco S&P Global Ratings elevar a perspectiva da nota de crédito do Brasil de estável para positiva. A euforia é maior devido ao tempo que isso não acontecia: desde 2019.

 Recado direto

Para Fernando Haddad, a medida da agência de risco é fruto da parceria entre os poderes, mas falta um ator essencial para o cenário ficar melhor: o Banco Central. "Falta o Banco Central se somar a esse esforço", disse o ministro da Fazenda.

Pressão

A mudança de status do Brasil na perspectiva econômica vai ser um fator que pode pressionar o BC a rever a taxa básica de juros, que hoje está em 13,75%. Pelo menos é o que o governo espera. E isso pode acontecer na próxima semana, por ocasião da reunião do Comitê se Política Monetária (Copom).

Adesão 

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio divulgou, hoje, a lista das empresas do ramo automobilístico que estão no programa federal para a venda de carros com preços mais acessíveis. No total, são nove montadoras com 31 modelos que terão descontos ao consumidor de até R$ 8 mil.

ONGs na mira

Passou a funcionar nesta quarta-feira, 14, a CPI das ONGs no Senado Federal que vai investigar a ação dessas organizações não-governamentais na Amazônia. O propósito, reforçou o presidente do colegiado, senador Plínio Valério (PSDB-AM), é mostrar como são aplicados os recursos milionários recebidos por estas instituições e quais os resultados concretos.

Comida saudável 

Em audiência na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, hoje, o ministro da Pesca, André de Paula, defendeu um maior consumo de pescado pela população brasileira para alavancar a produção e o combate à fome. O ministério, inclusive, tem dois projetos em análise: incluir o peixe na merenda escolar e no cardápio dos restaurantes universitários.

 Iniciativa

Depois dos últimos acontecimentos no país, em que o estado democrático de direito foi ostensivamente ameaçado, o Senado instalou nesta quarta uma nova comissão permanente na casa: a de Defesa da Democracia. A primeira presidente do colegiado será a senadora Eliziane Gama (PSD-MA) no biênio 2023-2024. A comissão terá 11 membros titulares.

Por Coluna Valéria Costa em 14/06/2023
Publicidade
Aguarde..