'Eletrobrás não foi privatizada, foi crime', diz Lula

Durante cerim

'Eletrobrás não foi privatizada, foi crime', diz Lula

  Na segunda-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de lançamento da política nacional de transição energética, onde fez duras críticas à privatização da Eletrobras durante seu discurso. Lula, que voltou ao cargo com a promessa de reverter políticas adotadas pelo governo anterior, descreveu o processo de privatização da estatal como um "crime de lesa-pátria".

Em seu discurso, Lula expressou seu pesar pelo estado atual da Eletrobras, comparando a importância da empresa à da Petrobras no cenário nacional. "Eu sonhei que a Eletrobras seria uma coisa tão importante quanto a Petrobras nesse país. Eu sonhei com isso. E é com muita tristeza que eu volto à Presidência da República e encontro a Petrobras privatizada. Na verdade não a privatizaram: cometeram um crime de lesa-pátria contra o povo brasileiro, entregando uma empresa dessa magnitude", afirmou o presidente.

Lula destacou a relevância da Eletrobras para projetos fundamentais de infraestrutura, como as usinas hidrelétricas de Belo Monte, Santo Antônio e Jirau. Ele criticou a visão de que o setor privado é superior ao estatal em todas as circunstâncias: "Se não fosse a Eletrobras, a gente não teria Belo Monte, não teria Santo Antônio, não teria Jirau. Então esse negócio de destruir tudo que o Estado pode fazer, achando que o setor privado é melhor, é mentira. O setor privado tem que ser bom e o Estado tem que ser bom."

O presidente também aproveitou a ocasião para criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro da Economia Paulo Guedes, sem mencioná-los diretamente. Lula expressou descontentamento com o discurso de não compreensão econômica adotado por alguns membros do governo anterior, referindo-se a uma postura que considera inadequada para a gestão da economia: "Eu nunca vou dizer que não sou economista, que não entendo, como tivemos alguém que dizia: ‘eu não entendo de economia’. Acha que é esperto, que é bonito falar ‘eu não entendo de economia’. E deixou um cara cuidar da economia destruindo esse país."

A cerimônia de lançamento da política nacional de transição energética marca um passo significativo para o governo Lula, que busca reposicionar o Brasil no cenário energético global, promovendo uma transição mais sustentável e eficiente em termos de energia. A crítica à privatização da Eletrobras reflete o compromisso do presidente em revisar e possivelmente reverter decisões tomadas pela administração anterior, com o objetivo de fortalecer o papel do setor público em áreas estratégicas para o desenvolvimento nacional.

Fonte: Brasil247

Por Ultima Hora em 27/08/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Ipec: Lula tem 50% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%
24 de Outubro de 2022

Ipec: Lula tem 50% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%

Vai ter Chopp de Vinho na Câmara de São João, Dúú Gomes toma posse como vereador
08 de Fevereiro de 2024

Vai ter Chopp de Vinho na Câmara de São João, Dúú Gomes toma posse como vereador

Pesquisa Atlas: Boulos tem 28%, Marçal, 24,4%, Nunes, 20,1% na eleição em São Paulo
11 de Setembro de 2024

Pesquisa Atlas: Boulos tem 28%, Marçal, 24,4%, Nunes, 20,1% na eleição em São Paulo

Eduardo Leite pede desculpas a Gil por fala xenofóbica de vereador sobre baianos
06 de Março de 2023

Eduardo Leite pede desculpas a Gil por fala xenofóbica de vereador sobre baianos

Aguarde..