Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Alunos e convidados, estiveram presentes na manhã de hoje no auditório Bruno Rodrigues, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ), para a aula magna proferida pelo jurista e ex-reitor da Uerj, Ricardo Lodi, que teve como tema a autonomia universitária e a permanência estudantil como forma de fortalecer as universidades públicas.
- A autonomia universitária é assegurada pela Constituição Federal, mas não possui regras definidas pela lei de Diretrizes e Bases da Educação. Infelizmente nos dias de hoje, parece correto cortar direitos sociais com a desculpa do teto de gastos. Isso nos parece uma forma de tirar os direitos dos mais necessitados para favorecer os mais ricos. Um exemplo disso foi o corte de 14% do orçamento das universidades federais, que com certeza no futuro fará falta para pesquisas e para a permanência estudantil; essa medida na verdade está retirando verba das universidades para entregar aos bancos, um verdadeiro absurdo - explicou Lodi.
Ele lembra ainda que educação não combina com lucro, por isso se torna urgente a defesa da autonomia das universidades para que haja eleições de diretores que irão resguardar a liberdade de ensino, o que garantirá e assegurar o orçamento integral das instituições e o recebimento dos duodécimos.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!