Estudantes de escolas estaduais do Rio de Janeiro conquistam medalha de prata na 52ª Jornada de Foguetes em Barra do Piraí

Competição premiou alunos pelo melhor lançamento e reuniu 64 equipes de todo o país

Estudantes de escolas estaduais do Rio de Janeiro conquistam medalha de prata na 52ª Jornada de Foguetes em Barra do Piraí

Estudantes do Colégio Estadual Professor José de Souza Marques, em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, e do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade, Brasil - Estados Unidos, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foram premiados com a medalha de prata na 52ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 5 e 8 de agosto, em Barra do Piraí, no Sul Fluminense do estado.

A conquista veio após os alunos terem conseguido bom desempenho no lançamento de foguetes à base de garrafas pet. A competição, promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia desde 2009, contou com a participação de 64 equipes de todo o Brasil.

Heloísa Oliveira, de 17 anos, fez dupla com Lohany Pereira, de 18, e competiram pelo nível 4, na modalidade de foguete à base de bicarbonato e vinagre. Ela não conseguia esconder a alegria pela segunda colocação no pódio.

— Estamos muito felizes com a vitória. Foi um trabalho construído a longo prazo, que fomos aperfeiçoando e melhorando a cada dia. Esta medalha é para o nosso professor e toda a comunidade escolar — comemorou Heloísa, aluna do Colégio Estadual Professor Souza Marques.

Hercílio Pereira Cordova, professor de Física do Souza Marques, destacou a união da equipe e de toda a escola para a conquista da medalha.

— Esta já é a nossa quarta participação na Jornada de Foguetes. A disputa mostra que existem muitas outras oportunidades de aprendizado fora do colégio. Principalmente, demonstra aos alunos que há possibilidade de irem além, em busca dos seus sonhos — disse o professor.

Já o Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade estreou na competição este ano com o pé direto.

— Nós começamos com um nível muito amador de foguete. E, hoje, estar entre os melhores desta competição e poder olhar como o nosso foguete ficou é bastante gratificante. Estamos muito orgulhosos — contou a estudante Gabriele Almeida, dizendo estar muito feliz com a trajetória da equipe.

A programação da 52ª Jornada de Foguetes contou com palestras e oficinas práticas sobre astronáutica, astronomia e ciências afins com astrônomos e especialistas, observação das constelações, apresentação de alunos e lançamento de foguetes numa pista de pouso.

A secretária de Estado da Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, parabenizou os estudantes pelo ótimo desempenho e destacou a importância de atividades fora dos muros da escola.

— Nossos alunos estão de parabéns pelo excelente resultado conquistado em Barra de Piraí. Foi uma oportunidade única e cheia de aprendizado. Tenho certeza de que eles levarão, para sempre, os conhecimentos adquiridos ao longo desses dias de Jornada de Foguetes — disse a secretária.

Fotos: Ellan Lustosa / divulgação Seeduc-RJ

 

 

Por Ultima Hora em 14/08/2024
Publicidade
Aguarde..