Evento abre a Semana do Consumidor no TJRJ

Evento abre a Semana do Consumidor no TJRJ

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) recebeu nesta segunda-feira (11/2) representantes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e do Procon-RJ para a cerimônia de abertura da Semana do Consumidor. O evento aconteceu no Plenário Ministro Waldemar Zveiter da Lâmina Central. 

Cerimônia de abertura foi realizada no Plenário Ministro Waldemar Zveiter, no Fórum Central

O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, saudou todos os presentes no início do evento. O magistrado falou dos desafios enfrentados pelo Judiciário para garantir os direitos dos consumidores e a necessidade de se avançar, cada vez mais, nas transformações tecnológicas, em prol da sociedade e do bem-estar social.  

“É uma grande satisfação para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro poder ser o anfitrião desse encontro promovido pela Secretaria de Defesa do Consumidor. Um momento oportuno, através desse evento, em que teremos a oportunidade de debater, pensar as conquistas e os desafios dos direitos dos consumidores. Esse ramo do Direito é dinâmico e temos de acompanhar essas mudanças do analógico a um mundo totalmente virtual. Cerca de 40% dos nossos processos são da área do consumo. Então, é importante encontrarmos soluções para que esse número diminua”, acrescentou o desembargador.

O evento contou com as presenças dos desembargadores Luiz Zveiter e Werson Rêgo; do secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca; do presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho; do senador Flávio Bolsonaro; do presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), deputado estadual Rodrigo Amorim; do secretário de estado de Polícia Civil, delegado Marcos Amim; do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-RJ, Tarcísio Amorim; e da Superintendente e coordenadora de Defesa do Consumidor da Mulher, delegada Verônica Oliveira. 
Durante o encontro foram ministradas palestras sobre o tema. O desembargador Werson Rêgo destacou como grande desafio para este ano a tecnologia da informação, a informática aplicada aos serviços e o impacto nas relações de consumo.

“Temas como a Lei Geral de Proteção de Dados e a inteligência artificial geram grande preocupação. Assuntos envolvendo tecnologia fomentam muitos debates. Como o consumidor lida com essas novidades no mercado, a publicidade que explora essas tecnologias aumentando a vulnerabilidade e exposição do consumidor tomam a nossa atenção neste ano. Falar de consumidor é falar de cidadania, pois trata-se de uma pauta importante que cuida das nossas necessidades básicas como saúde, educação, vestuário, serviços públicos”, acrescentou.

O secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, explicou que, até sexta-feira (15/2), várias ações serão realizadas através de um grande Mutirão de Renegociação de Dívidas, na sede do Procon-RJ.

“A iniciativa é dedicada a auxiliar os consumidores a pôr em dia seus débitos, livrando-se de pendências financeiras. Na sexta-feira, Dia Internacional do Consumidor, às 13h, o encerramento das atividades será no Palácio Pedro Ernesto. Uma mesa de debates com mulheres vai abordar temas relativos ao consumo feminino. Em seguida, debate final e a entrega da medalha 'amigo do consumidor-Procon´", completou.

Fotos: Brunno Dantas/ Rosane Naylor

Por Ultima Hora em 12/03/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

'É mais facil ter paz em Israel do que o Brasil vencer a guerra contra as drogas'
17 de Outubro de 2023

'É mais facil ter paz em Israel do que o Brasil vencer a guerra contra as drogas'

Mesquita: Gelsinho Guerreiro afirma ser vítima de manobra politica e perseguição
29 de Agosto de 2024

Mesquita: Gelsinho Guerreiro afirma ser vítima de manobra politica e perseguição

STF Quer Revisar Decisões do Júri Que Ignoram Provas
04 de Outubro de 2024

STF Quer Revisar Decisões do Júri Que Ignoram Provas

Prefeitura de Maricá se pronuncia sobre operação da Polícia Federal contra desvio de dinheiro na saúde do município
28 de Fevereiro de 2024

Prefeitura de Maricá se pronuncia sobre operação da Polícia Federal contra desvio de dinheiro na saúde do município

Aguarde..