Fernanda Xavier de Brito é a nova desembargadora do TJRJ

O desembargador Cl

Fernanda Xavier de Brito é a nova desembargadora do TJRJ

Promovida por merecimento, a magistrada Fernanda Xavier de Brito tomou posse, na tarde desta segunda-feira (08/07), no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Ela irá ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Carlos José Martins Gomes.

A solenidade foi realizada no Plenário Desembargador Estênio Cantarino Cardozo e presidida   pelo presidente do TJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo. Em sua fala, o magistrado relembrou o momento em que conheceu a então juíza Fernanda, quando era desembargador da 15ª Câmara Cível.

“Fui convidado para presidir a Comaq (Comissão de Políticas Institucionais para Eficiência Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais) e chamei a juíza Fernanda para me auxiliar. Foi quando conheci o potencial e a responsabilidade que ela tem. Na Corregedoria, a convidei novamente e ela se destacou. E foi aqui, na Presidência, que ela se revelou. Nós tínhamos um grande problema no início da gestão, precisávamos modernizar o tribunal. A Fernanda participou ativamente, teve ideias acolhidas. Ela conduziu a Sala Íris e o Laboratório Idea-Rio com sucesso absoluto. Hoje, esses projetos são exemplos para todo o país. Vossa Excelência, desembargadora, tem um futuro brilhante. Há muitos anos não vejo uma posse tão concorrida, o que demonstra o quanto é querida. Use sua força, seja firme e justa. Sei que o TJ está ganhando uma integrante que só que vem a somar”, declarou o presidente.

A nova desembargadora foi conduzida ao plenário pelos desembargadores Cláudio dell’Orto e Maria Isabel Paes Gonçalves. O desembargador Fernando Cerqueira Chagas foi o responsável pelo discurso de boas-vindas, falando em nome dos demais magistrados do Judiciário fluminense.

“Hoje é um dia de festa para o Tribunal de Justiça do Rio. Falar das qualidades e virtudes da Fernanda é resvalar no óbvio. Sua vida institucional é marcada por seriedade e muito trabalho. Fernandinha, minha querida amiga-irmã! Sempre elegante, tem aversão a holofotes. A simplicidade é sua elegância. Você, minha amiga, tem a estatura das grandes mulheres de nosso Tribunal”.

Desembargadora Fernanda Xavier assina o termo de posse em solenidade que lotou o Plenário Desembargador Estênio Cantarino Cardozo

Em seu discurso, a desembargadora Fernanda Xavier destacou a importância da gestão eficiente e a necessidade de se acompanhar os avanços tecnológicos.

“É com profunda honra, gratidão e humildade que hoje assumo o cargo de desembargadora deste Tribunal. Essa posição traz consigo grandes responsabilidades e expectativas, que prometo desempenhar com a máxima dedicação, integridade e zelo. Vivemos tempos de rápidas transformações impulsionadas pelos avanços tecnológicos e pela crescente demanda de eficiência na gestão. Nesse contexto, a gestão eficiente surge como pilar essencial da modernização do Poder Judiciário, permitindo o aprimoramento da prestação jurisdicional e o melhor atendimento das expectativas da sociedade. Alcançar a excelência da gestão é sobretudo uma mudança de mentalidade. A gestão eficiente exige planejamento estratégico, otimização de recursos e, acima de tudo, uma liderança inspiradora e que motiva. Incentivar a inovação, promover a transparência e fomentar um ambiente de trabalho colaborativo e inclusivo são passos essenciais para podermos alcançar os nossos objetivos e melhorar continuamente”, considerou.  

Compareceram ao evento as seguintes autoridades, além das citadas: o procurador- geral do Estado do Rio, Renan Saad; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Rodrigo Bacellar; o conselheiro do CNJ Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha; a presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad; o sub-procurador do MPRJ, Marlon Cordovil; o presidente da OAB-RJ, Luciano Bandeira; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Maurício Drummond; e a defensora pública-geral, Patrícia Cardoso. Também estiveram presentes os desembargadores Miguel Pachá, presidente do TJ no biênio 2003/2004; José Carlos Smith Murta Ribeiro, presidente no biênio 2007/2008; Luiz Zveiter, presidente do TJ no biênio 2009/2010; e Cláudio de Mello Tavares, presidente do TJ no biênio 2019/2020, entre outras autoridades.

Fernanda Xavier é formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes e ingressou na magistratura fluminense em 1998. Atualmente, atuava como juíza auxiliar da Presidência do TJ, quando foi promovida a desembargadora por merecimento, em votação no Órgão Especial realizada no dia 1º de julho.
 
Fotos: Felipe Cavalcanti e Rosane Naylor

https://www.flickr.com/photos/pjerjoficial/albums/72177720318610681/

 

Por Ultima Hora em 11/07/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

STF: gestante com contrato temporário tem estabilidade e licença
06 de Outubro de 2023

STF: gestante com contrato temporário tem estabilidade e licença

A pedido da PGR, Toffoli autoriza inquérito contra senador Sergio Moro
15 de Janeiro de 2024

A pedido da PGR, Toffoli autoriza inquérito contra senador Sergio Moro

Operação Penalidade Máxima: TJ-GO manda soltar empresário
19 de Fevereiro de 2023

Operação Penalidade Máxima: TJ-GO manda soltar empresário

Kassio trava por dois anos ação contra farra de doações em 2020 com emendas nas eleições
01 de Janeiro de 2025

Kassio trava por dois anos ação contra farra de doações em 2020 com emendas nas eleições

Aguarde..