Filantropia é o novo horizonte na competitividade empresarial

No Brasil, ato

Filantropia é o novo horizonte na competitividade empresarial

Para a articulista, enquanto os desafios ambientais se tornam mais prementes, a filantropia sustentável continuará a evoluir

A filantropia, associada à caridade e à beneficência, expandiu seu escopo para abordar questões complexas como a sustentabilidade ambiental, econômica e social. No século 21, a filantropia sustentável nas ONGs emerge como um poderoso motor de mudança no cenário ESG (governança ambiental, social e corporativa), do valor compartilhado, dos ODS-ONU (objetivos de desenvolvimento sustentável), entre outros, refletindo a crescente consciência sobre a urgência das crises climáticas e ambientais.

A conscientização e educação desempenham um papel significativo. Nos EUA e em países europeus, a sustentabilidade é amplamente discutida em instituições de ensino e mídia, estimulando a demanda por filantropia junto às ONGs.

No Brasil, embora haja progresso na conscientização ambiental, filantropia verde, a sustentabilidade na construção civil e/ou no agronegócio, por exemplo, não são temas cotidianos, levando à falta de demanda filantrópica.

As parcerias das iniciativas privadas com o terceiro setor americano, ou as europeias, impulsionam a sustentabilidade, incentivando a filantropia, e ampliando os seus negócios, melhorando a sua reputação. No Brasil, tais colaborações são menos comuns, limitando a filantropia sustentável. Essa ausência impacta na competitividade da indústria nacional.

Enquanto, nos EUA, as doações correspondem a 2% do PIB, no Brasil, equivale a somente 0,2%. No Brasil, as deduções às pessoas físicas são limitadas a 6% na Declaração de Imposto de Renda, com variações não muito significativas para pessoas jurídicas.  Nos EUA, as deduções às pessoas físicas ou às empresas podem chegar até a 60%. Relatórios do site Giving USA 2022 indicam que foram doadas a atividades filantrópicas US$ 484,85 bilhões em 2021.

A filantropia sustentável é diversificada. Reconhece a interconexão entre o ambiente e outros setores, como agricultura, desenvolvimento econômico, trabalho, turismo, dentre outros, e por isso, sua abordagem é muitas vezes interdisciplinar. Projetos filantrópicos sustentáveis buscam soluções sistêmicas, como cidades sustentáveis e agricultura regenerativa, que beneficiam tanto o planeta quanto as comunidades.

Apesar das diferenças, o Brasil tem potencial de crescimento na filantropia para melhorias e novos arranjos produtivos voltados à inovação no campo e construção sustentável, por exemplo. Conscientização crescente e metas de desenvolvimento sustentável podem impulsionar essa causa. O Cebis (Centro Brasileiro de Inovação e Sustentabilidade) lidera iniciativas, mas a necessidade de parcerias e patrocínios persiste.

A filantropia sustentável às ONGs é, sem dúvida, um elemento vital na luta contra as mudanças climáticas e na promoção de um futuro sustentável. Seu papel em conectar recursos substanciais com iniciativas inovadoras é indispensável, e seu potencial para inspirar ações e políticas em escala global é imenso. À medida que os desafios ambientais se tornam mais prementes, a filantropia sustentável continuará a evoluir, refletindo a necessidade de uma ação coletiva e consciente para proteger o planeta para as gerações futuras.

Fonte PODER 360

Por Ultima Hora em 13/11/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Em sua 18ª reunião, comitê de enfrentamento à Covid trata da redução de casos e óbitos e sobre a variante Ômicron
29 de Novembro de 2021

Em sua 18ª reunião, comitê de enfrentamento à Covid trata da redução de casos e óbitos e sobre a variante Ômicron

Favelas cariocas ganham a primeira cooperativa de energia solar do Brasil
25 de Outubro de 2021

Favelas cariocas ganham a primeira cooperativa de energia solar do Brasil

Monique Mota, revela Inovações no Marketing em Evento de Empreendedorismo
23 de Janeiro de 2024

Monique Mota, revela Inovações no Marketing em Evento de Empreendedorismo

Supervia: Presidente da Comissão de Transportes garante que intervenção é a única saída
11 de Junho de 2024

Supervia: Presidente da Comissão de Transportes garante que intervenção é a única saída

Aguarde..