Foi Ciro Nogueira quem repassou ameaça de Braga Netto a Arthur Lira

???????Segundo colunista de Bras

Foi Ciro Nogueira quem repassou ameaça de Braga Netto a Arthur Lira

DA REDAÇÃO - Integrantes do governo e do Congresso garantem que foi o senador Ciro Nogueira (PP-PI) quem repassou a ameaça do ministro da Defesa, general Braga Netto, “de que não haveria eleições em 2022 se não houvesse voto impresso auditável”, ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), informa Vicente Nunes, do Correio Braziliense.

Braga Netto, do alto de sua arrogância e de seu bolsonarismo exacerbado, acreditou que poderia intimidar o Congresso ao ameaçar o país com um golpe militar. Ciro e Lira, que de bobos não têm nada, se aproveitaram do fato para disparar um tiro no ministro e nos principais militares que ocupam cargos estratégicos no Planalto.

Como dizem integrantes do governo, foi a vingança do Centrão, que foi levado para o governo pelas mãos do militar mais próximo do presidente Jair Bolsonaro, o general Luiz Eduardo Ramos, que está perdendo a Casa  Civil para Ciro Nogueira.

Foi Lira quem fez chegar o delírio de Braga Netto ao jornal Estado de S. Paulo. Os personagens principais desta crise continuarão negando oficialmente o que fizeram e falaram. Mas todos sabem que Braga Netto ameaçou, sim, com um golpe militar. E que tanto Ciro quanto Lira decidiram posar de protetores da democracia.

A ira de Ciro Nogueira
Segundo a jornalista Ana Flor, a liberação de um empréstimo de R$ 800 milhões ao estado do Piauí pelo governo federal foi o estopim que levou ao anúncio de Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil.

Na quarta-feira (14), às vésperas do recesso parlamentar, o "Diário Oficial da União" trouxe a autorização, pelo Ministério da Economia, de uma operação de crédito do estado do Piauí com o Banco do Brasil. O governador, Wellington Dias (PT), adversário político de Nogueira, anunciou com pompa que os recursos, a serem liberados nos próximos 30 dias, serão investidos em segurança e em infraestrutura.

Nogueira trabalhava incansavelmente até então para viabilizar sua candidatura ao governo do estado, em uma difícil competição com o PT, que tem boa avaliação no Piauí.

O blog de Ana Flor ouviu pessoas próximas a Nogueira que presenciaram o ataque de fúria que o senador teve ao ser informado da liberação dos recursos. Ele fez chegar a mensagem ao Palácio do Planalto, comunicando que a relação de confiança havia sido quebrada e se encerrava ali a parceria. Em seguida, viajou para o recesso.

Os bombeiros entraram em campo, e a solução encontrada pelo governo foi antecipar uma já avaliada mexida nos ministérios, levando o PP – e mais especificamente o senador que preside o partido – à pasta mais importante da esplanada.

Liberação de recursos é um tema valioso para parlamentares, em especial do Centrão, grupo do qual Ciro é liderança importante. Seja para seu grupo político, seja para adversários.

Há quem diga que não foi por acaso que quem perdeu espaço na esplanada foi o ministro responsável pelo acesso de ira do presidente do PP – o da Economia, que autorizou o empréstimo do Banco do Brasil ao governo do Piauí. A pasta econômica acabou por ceder a área de trabalho, emprego e previdência para um novo ministério, que vai abrigar Onix Lorenzoni, que sai da Secretaria Geral, que abrigará Luiz Ramos, que deixa a Casa Civil, no dominó ministerial adotado pelo presidente.

Com a nomeação, Nogueira tem uma perfeita justificativa para não concorrer ao governo do Estado. Mas colegas de Senado dizem que o plano não foi completamente descartado e pode ser reavaliado até abril, quando quem concorre nas eleições de outubro precisa se desincompatibilizar.

Por Ultima Hora em 23/07/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Doutora Gisele Rondon, destaca desafios no cenário mundial para os direitos das mulheres
21 de Novembro de 2023

Doutora Gisele Rondon, destaca desafios no cenário mundial para os direitos das mulheres

Cúpula da PGR pede a Aras que apure acusações de Bolsonaro
13 de Julho de 2021

Cúpula da PGR pede a Aras que apure acusações de Bolsonaro

Bolsonaro sobre Cid: 'Peço a Deus que ele não tenha errado e que cada um siga sua vida'
18 de Maio de 2023

Bolsonaro sobre Cid: 'Peço a Deus que ele não tenha errado e que cada um siga sua vida'

Deputada Zeidan se mantém na Mesa Diretora da Alerj
07 de Fevereiro de 2025

Deputada Zeidan se mantém na Mesa Diretora da Alerj

Aguarde..