Fórum Internacional de Conservação e Limpeza será realizado no Rio

Fórum Internacional de Conservação e Limpeza será realizado no Rio

O Rio foi escolhido para sediar dia 30 de junho, na Fecomércio, o 2º Forum Pulire America e 2º Forum Iberoamericano, que vão reunir as principais lideranças nacionais e internacionais do setor de prestação de serviços de asseio, conservação, serviços especializados e facilities.
Segundo o empresário Adonai Arruda, Presidente da FACOP – Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities, e dos Fóruns, pesquisa publicada pela ISSA- International Sanitary Supply Association, mostra que a manutenção da higiene e saúde coletiva está diretamente associada à qualidade da limpeza dos ambientes.

A profissionalização da limpeza não está relacionada apenas com a automação de máquinas ou a equipamentos e produtos químicos de última geração. Mas também a todos aqueles fatores que podem contribuir para o desenvolvimento e evolução do setor de asseio e conservação, inclusive educacional.

Uma grande novidade que será lançada nos eventos é o Software QR Code FACOP, uma ferramenta de gerenciamento de limpeza de ambientes, solução inovadora para empresas que buscam aumentar a eficiência da limpeza e produtividade dos funcionários. Trata-se de um software de gestão dos processos da limpeza, que a partir da leitura de QR Codes, posicionados estrategicamente nos postos de trabalho, auxilia os serventes na organização dos materiais e equipamentos, na realização da limpeza e na gestão do tempo.

Com este software, é possível atender o procedimento operacional padrão e instruções de trabalho para os agentes de limpeza, possibilitando que todas as tarefas sejam realizadas de maneira padronizada e eficiente.

As empresas que promovem a limpeza de seus ambientes colaboram com a redução do absenteísmo e do presenteísmo, o que reflete na produtividade e na lucratividade dos negócios. As mudanças são necessárias, como, por exemplo, a troca de equipamentos domésticos de limpeza como o pano e rodo por equipamentos da linha profissional, que contribuem na redução de 66% no custo homem/hora, redução de até 94% no consumo de produtos químicos e economia de 64% no custo total do processo. 

Cabe salientar que os avanços no setor de limpeza profissional vêm em conjunto com a maior capacitação dos profissionais, já que, a exemplo do uso de uma máquina, as habilidades necessárias incluem não só o conhecimento de sua operação, mas também os seus conceitos, ajustes e regulagem, emprego de técnicas adequadas para a limpeza e/ou desinfecção, visando não só melhorar a relação custo-eficiência-benefício do trabalho realizado, mas, principalmente, preocupando-se com o desenvolvimento, a participação e a percepção da equipe em desempenhar, com a facilidade e a interatividade necessárias, uma assistência humanizada e com resolutividade e qualidade.

O setor de prestação de serviços de asseio, conservação e afins no Estado do Rio de Janeiro, em 2023, compreende uma economia de mercado na ordem aproximada de 1000 empresas (entre pequenas, médias e grandes empresas), que contratam 120 mil trabalhadores diretos, com todos os direitos trabalhistas assegurados por Lei e por convenção coletiva de trabalho. As empresas prestam serviços terceirizados para diversos tipos de contratantes, a exemplo de aeroportos, shoppings, hospitais, escolas, condomínios, entre outros, tentando, desta forma, racionalizar a cadeia produtiva da economia, com reflexos benéficos para a sociedade como um todo. 

Vale salientar que o setor do Asseio e Conservação, contribui significativamente com o valor bruto adicionado ao PIB Brasil, ao se inserir no Setor de Serviços, contando com mais de 49 mil empresas (2019) e crescimento de 60% ao ano (2021). O setor é também, o maior empregar formal de mão de obra feminina da base da pirâmide e possui, aproximadamente, 2,5 milhões de trabalhadores, estando entre os três maiores empregadores de mão de obra celetista.

Mais informações e entrevistas com o empresário Adonai Arruda, presidente e organizador dos Fóruns, através da assessora de imprensa Elizabeth Camarão: 21.99124.1172.

Por Ultima Hora em 27/06/2023
Publicidade
Aguarde..