Indústria 4.0: Um novo passo para a cooperação China-América Latina

Qiao Ying, traduzido por Pan Luodan, Di

Indústria 4.0: Um novo passo para a cooperação China-América Latina

Nos Ciclos de conferência China-América Latina que foram organizados conjuntamente pelos CNKI e instituições de pesquisa de vários países da América Latina, Celio Hiratuka, professor do Instituto de Economia da Unicamp, deu uma introdução sistemática ao desenvolvimento e às oportunidades trazidas pela Indústria 4.0, apontando as características do desenvolvimento da América Latina e da China no caminho da Indústria 4.0, e olhou para as perspectivas de cooperação entre a China e a América Latina neste campo.

Novos desenvolvimentos trazidos pela indústria 4.0 - o surgimento de bens intangíveis

A chamada Indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial, é uma era de transformação industrial que utiliza tecnologia digital.

Os produtos típicos da Indústria 4.0 incluem a Internet das Coisas, tecnologia 5G, computação em nuvem e armazenamento em nuvem, algoritmos de IA e entre outros, que também fornecem um enorme impulso para aumentar a eficiência econômica das empresas.

Durante a palestra, o professor Hiratuka destacou um dos principais impactos da Indústria 4.0 na economia: o aumento do status de bens intangíveis.

Os bens intangíveis, como o nome indica, são ativos não físicos, incluindo marcas, estratégias de desenvolvimento, patentes, software, etc. Ao contrário dos bens tangíveis, que incluem edifícios, máquinas e equipamentos. Ao contrário dos ativos intangíveis, os ativos tangíveis têm certas limitações, por exemplo, uma máquina não pode ser usada em duas cidades ao mesmo tempo, mas o software pode ser compartilhado em espaços diferentes.

O Hiratuka ressalta que os ativos intangíveis são vitais para as empresas e proporcionam poderosos benefícios econômicos.

Tomando o WeChat como exemplo, quando mais pessoas usarem o WeChat, seu efeito de publicidade dobrará, e esses usuários atrairão um grupo maior de novos usuários, e o custo marginal é quase zero.

Além disso, os bens intangíveis também podem acelerar a expansão das empresas nos mercados internacionais. Na era da Indústria 4.0, a comunicação é mais fácil do que antes, os vários atores da atividade econômica estão ligados mais rapidamente e as empresas estão mais aptas a desenvolver e refinar suas estratégias comerciais.

O Hiratuka se referiu a um conceito: a Curva do Sorriso. A Curva do Sorriso é uma curva que sobe em ambas as extremidades e desce no meio. Os ativos intangíveis são as duas pontas da curva, significando que eles possuem maior valor agregado, as empresas envolvidas nestas áreas de atividade econômica - tais como empresas de software - são capazes de obter maiores lucros.

Empresas no meio da curva - tais como fábricas de montagem de produtos - são menos lucrativas. A Curva do Sorriso é também um reflexo da importância dos ativos intangíveis.

Com o processo da Indústria 4.0, empresas de diversos países passaram a dar atenção aos bens intangíveis.

Nos EUA, por exemplo, em 1975, os ativos tangíveis das empresas americanas representavam 83% do total de ativos, enquanto os ativos intangíveis representavam apenas 17%, mas em 2015, a proporção de ativos intangíveis havia subido para 84%.

Desafios da Indústria 4.0 na América Latina - intangíveis atrasados

O Hiratuka destacou que os intangíveis são a chave para a realização da Indústria 4.0, que é a fraqueza da América Latina.

A América Latina enfrenta muitas dificuldades para melhorar a competitividade dos bens intangíveis, tais como capacidade limitada para construir infraestrutura, o desenvolvimento tecnológico ainda está em estágio inicial e há desequilíbrios, e a promoção de coisas emergentes é lenta.

Em resposta, ele deu um conjunto de dados: na perspetiva da cobertura da banda larga fixa e móvel em todo o mundo, entre América do Norte, América Latina, Caribe, Europa, Ásia, África, Estados Árabes e países independentes (ou seja, países que ocupam um continente exclusivamente), a América Latina e o Caribe têm a terceira pior cobertura, logo acima da África e dos Estados Árabes, com uma taxa de cobertura de apenas cerca da metade da América do Norte.

Ao mesmo tempo, o professor mostrou os dados de previsão da taxa de aplicação da tecnologia 5G em todo o mundo em 2025. Segundo os dados, em 2025,a taxa de adoção de 5G na América do Norte e na China será próxima de 50%, na Europa próxima de 35% e na América Latina inferior a 10%. Isto significa que a América Latina é lenta no desenvolvimento da tecnologia 5G e ficará atrás de muitos outros países.

Além disso, a penetração da Internet no cotidiano das pessoas na América Latina ainda é muito baixa, e o desenvolvimento de tecnologias como Internet das Coisas e IA é ainda mais limitado, o que significa que a América Latina ainda tem muito espaço para desenvolvimento na Indústria 4.0. Mas para promover o crescimento dos bens intangíveis, também significa que é necessário muito apoio financeiro.

Se as economias da América Latina podem suportar as enormes exigências financeiras é outra questão.

A direção da cooperação China-América Latina na Indústria 4.0 - complementando os pontos fortes um do outro

O Hiratuka explica que, após a reforma e abertura, a sociedade chinesa mudou drasticamente em todos os aspectos, incluindo ciência e tecnologia, principalmente porque o governo chinês vem enfatizando a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento há muitos anos.

A China tem feito muitos esforços para promover a ciência e a tecnologia, tais como aumentar o investimento em analise e desenvolvimento, apoiar universidades para conduzir pesquisa, estabelecer fundações de orientação científica e tecnológica, e apoiar empresas privadas em desenvolvimento de pesquisa. Com sua riqueza de ativos intangíveis, a China alcançou um rápido desenvolvimento em muitas áreas, e assim foi capaz de responder eficazmente aos problemas que o país enfrenta em seu processo de desenvolvimento.

Nesse sentido, ele forneceu um outro conjunto de dados, mostrando a tendência de mudanças na proporção do investimento científico e tecnológico no PIB de vários países nos últimos anos. Os dados indicam que o investimento da China neste campo cresceu mais rapidamente, superando os países europeus em 2019. Em termos de escala de investimento, a China também ficou atrás apenas dos EUA em 2019.

Outra informação digna de nota é que em 2011, havia apenas 56 empresas de P&D na China, e o valor do investimento foi de apenas 13,913 bilhões de euros, mas em 2019, o número de empresas chinesas de P&D aumentou para 256, e o valor do investimento também atingiu 85,851 bilhões de euros, atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. Pode-se ver que a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico da China fizeram grandes conquistas nos últimos anos.

Além disso, a maioria das maiores empresas de tecnologia do mundo está localizada nos EUA e na China. E a China ultrapassou os EUA como o país com o maior número de patentes em IA, o que significa que ela é o país líder em IA.

Por fim, o Hiratuka concluiu que, a partir dos dados acima, pode-se constatar que a China é líder mundial no desenvolvimento da Indústria 4.0, o que também oferece a possibilidade de cooperação entre China e América Latina neste campo.

A China tem força suficiente para poder “ajudar a América Latina” por meio da cooperação nesse caminho, especialmente na construção de infraestrutura digital, cidades inteligentes, saúde, tecnologia e agricultura. Ao mesmo tempo, porém, a América Latina também deve fortalecer sua capacidade de aplicar novas tecnologias e garantir que possa promover uma série de planos de desenvolvimento científico e tecnológico por um longo tempo, a fim de fortalecer sua cooperação com a China.

Por Ultima Hora em 31/05/2022

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Síria: Rebeldes tomam Damasco e anunciam o fim do regime de Assad 
08 de Dezembro de 2024

Síria: Rebeldes tomam Damasco e anunciam o fim do regime de Assad 

'Não existe saída individual na América do Sul', diz Lula na Bolívia
09 de Julho de 2024

'Não existe saída individual na América do Sul', diz Lula na Bolívia

Plataforma de criação de rifas online: Soluções eficientes e seguras para organizações e empreendedores
07 de Fevereiro de 2025

Plataforma de criação de rifas online: Soluções eficientes e seguras para organizações e empreendedores

Chaline Grazik acerta previsão sobre a gravidez de Sabrina Sato
07 de Novembro de 2024

Chaline Grazik acerta previsão sobre a gravidez de Sabrina Sato

Aguarde..