John na mira da CPI

Comiss

DA REDAÇÃO - Senadores da CPI da Covid querem convocar para depor o empresário John, segundo a Folha de S.Paulo. O empresário aparece em vídeo negociando diretamente com o então ministro da Saúde Eduardo Pazuello a venda da vacina Coronavac.

O ex-ministro general prometeu a um grupo de intermediadores comprar 30 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac, que foram formalmente oferecidas ao governo por quase o triplo do preço negociado pelo Instituto Butantan.

A negociação ocorreu em uma reunião fora da agenda oficial dentro do ministério em 11 de março e foi registrada em um vídeo, no qual o general da ativa do Exército aparece ao lado de quatro pessoas que representariam a World Brands, uma empresa de Santa Catarina que lida com comércio exterior.

Intermediário condenado por fraude em importações
A World Brands, empresa de Santa Catarina citada na reportagem da Folha de São Paulo, consta na Receita Federal em nome de Jaime José Tomaselli.

O empresário foi condenado a pena de um ano, seis meses e vinte dias em 2016 em regime aberto, por falsidade ideológica exatamente por fraude em importação, como mostram apurações deste site.

O responsável pela empresa recebida pelo general Pazuello omitia o nome do verdadeiro importador através de declaração falsa em suas transações. Assim, de acordo com o que está na sentença, além da sonegação fiscal, conseguia em sua empresa driblar o cumprimento de medidas sanitárias, a impossibilidade de identificação da origem e o destino dos valores que circulam posteriormente no Brasil.

Esse último caso especificamente, é um dos caminhos para a lavagem de dinheiro.

Pessoas próximas dizem que Pazuello teme ser preso
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello vem demonstrando preocupação com a possibilidade de ser preso, diante do avanço da CPI da Covid, que revelou o envolvimento de diversos funcionários da pasta no esquema de propina na compra de vacinas.

Pessoas próximas no Palácio do Planalto, ouvidas pelo Antagonista, disseram que, durante a semana passada, o general da ativa do Exército demonstrou temor também pela possibilidade de ser alvo de um mandado de prisão temporária do Ministério Público Federal (MPF). (Agência Spotlight e Brasil247)

Por Ultima Hora em 16/07/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

OABRJ: Basílio e Drummond, unidas para concorrer à presidência da seccional fluminense
17 de Setembro de 2024

OABRJ: Basílio e Drummond, unidas para concorrer à presidência da seccional fluminense

Brasil vai ‘beber da fonte’ da DeepSeek para desenvolver Inteligência Artificial própria
01 de Fevereiro de 2025

Brasil vai ‘beber da fonte’ da DeepSeek para desenvolver Inteligência Artificial própria

Carimbo de corrupto, o pavor do presidente
11 de Julho de 2021

Carimbo de corrupto, o pavor do presidente

Compol:  Rio de Janeiro sediou grande congresso de comunicação política e institucional
23 de Novembro de 2023

Compol: Rio de Janeiro sediou grande congresso de comunicação política e institucional

Aguarde..