Justiça procura responsável pelo FolhaNews5, por divulgação de notícias falsas

Criado em 2023, site espalha mentiras que favorecem Renan Marassi, em Resende 

Justiça procura responsável pelo FolhaNews5, por divulgação de notícias falsas

A Justiça Eleitoral está atrás do responsável pelo site pirata FolhaNews5, que espalha fake news contra candidatos no estado do Rio, especialmente  em favor do candidato a prefeito de Resende, Renan Marassi. O site FolhaNews5 não tem registro no Brasil e não há nenhum tipo de contato. 

O MPE deu o seguinte parecer: “Ante o exposto, opina o MPE seja determinada a expedição de ofícios à WordPress Serviços de Imprenca Ltda  e  Google Brasil Internet Ltda, para que, no prazo de 48 horas, disponibilizem os dados cadastrais que identifiquem a pessoa física responsável pelas publicações feitas na página FOLHA NEWS 5 (https://folhanews5.com/). Sem prejuízo, pugna o MPE sejam adotadas as medidas necessárias visando à preservação do conteúdo dos links indicados pelo representante na inicial”.

O site cria fake news para tentar descredibilizar institutos de pesquisa: já foram alvos de fake news os institutos GPP, Gerp e Prefab, os dois últimos mostrando a liderança do candidato a prefeito Tande, opositor de Marassi. O FolhaNews5, que fez seu primeiro post no Instagram em 4 de dezembro de 2023, não oferece nenhum tipo de contato e nem dados públicos sobre sua localização, fundação e origem.

Há várias ações em andamento para se descobrir o autor das fake news e quem o financia. O FolhaNews5 é a base de todas as ações do candidato Renan Marassi que usa justamente como referência de resultados corretos um instituto de pesquisas já denunciado por fraude em Duque de Caxias, o Costa Mariah/Intelligence cujo sócio, Ricardo Machado Mariah, já foi denunciado pelo Gaeco/RJ (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) por supostamente ser integrante da quadrilha de Wanderson Gimenes Alexandre, conforme a denúncia de número MPRJ 2016.00696928.  

Várias pesquisas do Costa Mariah vêm sendo contratadas pelo jornal “O Dia”. Já há quatro procedimentos questionando pesquisas da Costa e Mariath nos município de Rio das Ostras, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu. 

O instituto registrou um empate técnico entre Tande e Marassi, números completamente diferentes de Prefab e Gerp, que apontam longa vantagem de Tande para Marassi.

Com informações Agenda do Poder

 

Por Ultima Hora em 13/09/2024
Publicidade
Aguarde..