Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O coletivo de escritores Aleatórios, um dos mais ativos na fluência literária da Baixada Fluminense, vai autografar o livro “Aleatórios apresenta os 10 mandamentos”, nesta sexta-feira (28), na Sala de Leitura Fenig, localizada no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. O espaço já é uma referência para a divulgação dos trabalhos autorais do município e aproxima a população da produção literária local. A ação é da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), dentro do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu.
Por conta da pandemia, o Aleatórios precisou desenvolver suas atividades no formato online. A partir de 2022, sob organização de Carlos Mendes, o coletivo voltou ao seu formato presencial e lançou seu terceiro livro: “Aleatórios apresenta os 10 Mandamentos”. São contos inéditos de 24 autores.
Criado e organizado por Jonatan Magella e Thiago Kuerques em 2019, o Aleatórios é um grupo de contistas da Baixada Fluminense que se reúne uma vez por mês na Biblioteca Cial Brito, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, a Casa de Cultura de Nova Iguaçu. Lá, eles fazem a leitura de contos autorais sobre um tema determinado no encontro anterior. Cada autor escreve um conto de uma página, sem assinatura, e deposita numa pilha de contos para serem lidos. Ao começar as leituras cada autor pega um conto, de forma aleatória, e lê em voz alta. Ao final das leituras, sem saber de quem é o conto, os integrantes votam naqueles que mais gostaram. No final, eles tentam acertar quem escreveu qual conto e o autor revelado comenta o que o levou a escrever.
Através da Lei Aldir Blanc, o Aleatórios criou um site contosaleatorios.com.br onde são postados todos os contos apresentados nos encontros, além de contos de autores históricos como Ruy Afrânio Peixoto, Adriano Hipólito, Enok Cavalcanti, entre outros. Hoje, o site conta com mais de 300 contos de 60 autores, sendo o maior acervo online de contos de autores da Baixada Fluminense.
“Todos os meses recebemos novos autores e contos, aumentando mês a mês a leitura e o reconhecimento desses autores”, conta o organizador Carlos Mendes.
A ação “Livros para Voar”, da Fenig, além de promover a Tarde de Autógrafos recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 10 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.
Sexta-feira, 28 à partir das 15h, Sala de Leitura Fenig terceiro piso do TopShopping, Centro de Nova Iguaçu.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!