Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Campeão olímpico de vôlei com o Brasil nas Olimpíadas de 1992, em Barcelona, André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, morreu nesta sexta-feira (7), aos 59 anos. Pampa foi vítima de complicações pulmonares. Ele lutava contra um linfoma e estava internado no hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo.
O ex-jogador iniciou tratamento contra o câncer em janeiro. Em abril, apresentou febre e precisou de atendimento emergencial. Em meio à quimioterapia Pampa sofreu complicações pulmonares.
Além da medalha de ouro em Barcelona 1992, primeiro título olímpico do vôlei brasileiro, Pampa conquistou a Liga Mundial de 1993 e foi prata nos Jogos Pan-Americanos de 1991 com a seleção brasileira.
Natural de Recife, o campeão olímpico atuou em times brasileiros, como Palmeiras e Suzano. No exterior soma passagens por Lazio e Napoli, ambos times da Itália. Também passou pelo Japão, onde defendeu o Nec/Osaka.
Após a aposentadoria, Pampa entrou na vida política. Ele trabalhou no Ministério do Esporte entre 2000 e 2002, e foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano (SP) entre 2007 e 2010. Além disso, também foi Secretário de Esportes de Campos (RJ) entre os anos de 2013 e 2015. Depois, assumiu a Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco.
Em nota, a Confederação Brasileira de Vôlei lamentou a morte do ex-jogador.
“Pampa foi um jogador de extremo talento e fez parte da geração que levou o vôlei brasileiro pela primeira vez ao alto do pódio olímpico. Será para sempre referência. É um dia muito triste para todo o voleibol brasileiro. A CBV se solidariza com a família e os amigos deste grande jogador, que escreveu seu nome para sempre na história do esporte mundial”, diz a nota assinada pelo presidente da CBV, Radamés Lattari.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!