O futuro do automobilismo: as corridas elétricas

O circuito do sol, projeto que entrará para a história em 2022

O futuro do automobilismo: as corridas elétricas

O Circuito do Sol é um projeto complexo e inovador. É o primeiro circuito totalmente sustentável do mundo. Podemos chamá-lo de Resort Motorsport,que pela sua completitude começou a ser estudado há quatro anos atrás, em Lisboa. Investidores de diferentes países envolvidos com o automobilismo e com avançadas tecnologias diversas prouveram na ordem dos 10,4 milhões de euros avaliados, até agora.

O Presidente do Conselho, Sr. Lars Lindberg, expertise no segmento, com extenso currículo, conquistou prêmios como Aviation Week Award e Space Technology Laureate Award.

É Piloto Automobilístico, Piloto Comercial de Avião, Engenheiro de Motores a Jato, prestigiado empreendedor na área de alta tecnologia entre outros. Lars fundou a AVTECH que foi listada na Nasdaq First North em Estocolmo 2012. Todos os envolvidos no projeto possuem currículo de mesmo calibre e equiparados ao dele.

A primeira etapa do projeto foi concluída com apresentação do local e da pista no mês passado e em breve será exibida ao público em geral na região de Serpa em Portugal, próximo da fronteira com a Espanha. Região essa, bastante promissora de acordo com a FORBES e considerada a melhor região de vinícola do mundo de acordo com a USA TODAY.As operações completas estão previstas para fevereiro de 2023.

O projeto é uma integração de um espaço aplicado ao desenvolvimento de tecnologia de ponta do automobilismo e veículos elétricos EV. com a sustentabilidade.

Para protagonizar e ser referência nos testes e lançamentos desses veículos, criaram o DEAL Technical Center e formaram acordos de colaboração com o Politécnico de Setúbal e parceiros como CdS Engineering abrangendo, entre outros, o programa global Formula Student Electric e a CdS Academy para começar.

A CdS Academy atuará no espaço e terá programas para Motoristas, Mecânicos, Engenheiros, Logística e Gerenciamento de Equipes. Uma legítima Academia de Pilotos!

No empreendimento demonstrarão a Fórmula E, Electric GT – Tesla e carros off-road elétricos, bem como o carro de corrida ER1 Electric projetado pela CdS Engineering que será construído e testado no Circuito do Sol, por exemplo, é mais do que um carro de corrida elétrico; a R-System Solutions, com base no local, por meio do seu sistema R-Link, único no nível mundial, utilizando um carro de corrida Tesla, que usa a datalink com uma solução de ligação que inclui Starlink e 4G.

No futuro, certamente, a sede do Circuito do Sol será muito influente sendo tão inovadora nesse panorama. Com base no sucesso da série corridas Xtreme E e protótipos EV no Dakar Rally, promoverá além das supracitadas novidades e de possuir o circuito de corrida pavimentado, um teste, treinamento off-road e rally também está planejado para 2023.

E prontamente vem demonstrando que nesse outro grande nicho, dando start para o futuro das corridas elétricas, já evidencia economicamente resultados positivos com a redução de custos para os clientes, quando analisados e comparados aos eventos e experiências tradicionais na Europa. Os Coolhunters das tecnologias com todo esse know-how mostram seus efeitos benéficos de imediato!

Por Caroline Mafra

Apresentadora de TV ÷ Jornalista e Fotojornalista formada em Relações Internacionais

Por Ultima Hora em 18/04/2022
Publicidade
Aguarde..