O primeiro dia do resto da vida de Bolsonaro

O primeiro dia do resto da vida de Bolsonaro

 

'A Justiça é cega, mas não tola'

A frase é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, dita quando proferia seu voto a favor da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta sexta-feira, 30, na corte do tribunal, encorpando o placar em 5 a 2 pela inelegibilidade do ex-presidente. Bolsonaro está inelegível por 8 anos, até 2030.

Fissura política

Para o economista da UnB, professor Newton Marques, a perda dos direitos políticos do ex-presidente traz uma certa tranquilidade às instituições democráticas. À Coluna, ele afirmou que Bolsonaro pode até fazer campanha ou apoiar algum candidato, mas sem a transferência do capital político que lhe levou à presidência da República.

Cabo eleitoral de 'luxo'

Assim se autodenominou o ex-presidente ao comentar e criticar o resultado do julgamento do TSE. Segundo ele, "fui julgado pelo conjunto da obra". Em frases de efeito, Bolsonaro - que estava em Minas Gerais quando saiu o resultado do julgamento, disse que em 2018 levou uma facada na barriga, lá. E hoje, uma facada nas costas. Disse ainda que, quem foi apunhalada foi a dedemocracia.

Bolsonarismo

Em conversa com a Coluna, o cientista e analista político, Guilherme Soares, afirmou que a condenação de Bolsonaro é uma derrota para ele, mas não necessariamente o é para o bolsonarismo.

Fora, Bolsonaro!

A expressão é uma das mais entoadas na política quando adversários e seus eleitores e aliados entram em rota de colisão. A história está aí pra contar. Com o ex-presidente sem poder entrar numa disputa eleitoral e, testar sua força nas urnas, Guilherme Soares assinala que isso acaba dando espaço para figuras alinhadas a Bolsonaro, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Sucessor 

O analista salientou que Bolsonaro vai estar impossibilitado de concorrer em 2026, como Lula esteve em 2018, mas deverá utilizar narrativas parecidas para se defender, como perseguição e injustiça. "A diferença entre os casos, no ponto de vista político, é que Bolsonaro terá muito mais tempo para gerar o seu sucessor, algo que não foi possível com Lula e Haddad anteriormente."

Reação 

O presidente nacional do PL, Valdemsr Costa Neto, foi ao Twitter externsr apoio ao aliado e afirmar que "vamos trabalhar dobrado e mostrar lealdade ao presidente Bolsonaro". Se mostrando indignado com o resultado, Costa Neto afirmou que é a primeira vez na história que um ex-presidente perde os direitos políticos por falar. Bolsonaro, por sua vez, disse que vai recorrer da decisão ao STF e os aliados na Câmara dos Deputados já preparam um projeto de lei para anistiar políticos que pode beneficiar o "chefe".

O que diz a lei eleitoral?

Procurado pela Coluna, o especialista em direito eleitoral, advogado Alberto Rollo, disse que o recurso é natural, mas do ponto de vista jurídico os dois pontos que permearam a discussão no TSE: se a minuta é correta ou não e, a gravidade dos fatos, conforme preconiza a lei 64/90, devem ser mantidas no Supremo. "Os dois ministros que divergiram entenderam que não houve gravidade de Bolsonaro; já os outros cinco, entenderam que sim, os fatos foram graves." Para Rollo, a decisão do TSE deve ser confirmada no STF.

À disposição

Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama e presidente nacional do PL Mulher foi às redes sociais informar que está "às ordens, capitão". O nome dela vem sendo ventilado, vez ou outra, no meio político como uma possível sucessora de Bolsonaro na disputa presidencial. Retsa saber se ela terá envergadura até lá e se vai ter força para derrotar os "amigos-aliados" que estão de olho nessa oportunidade.

Ação judicial 

O ministro da Justiça, Flávio Dino, já externou que pretende acionar a Advocacia-Geral da União para processar judicialmente Bolsonaro e cobrar indenização pelos danos causados ao Poder Judiciário e à sociedade.

Por Coluna Valéria Costa em 30/06/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Nova Linha de Cresheadas Chega ao Mercado: Clenir Cosme, supervisora da Kiria Hair conta sobre essa Inovação para Cabelos Cacheados
26 de Setembro de 2023

Nova Linha de Cresheadas Chega ao Mercado: Clenir Cosme, supervisora da Kiria Hair conta sobre essa Inovação para Cabelos Cacheados

Baile de Gala, IMERSÃO MASTER EDUCATION, no Hollywood Casa de Festas
14 de Outubro de 2023

Baile de Gala, IMERSÃO MASTER EDUCATION, no Hollywood Casa de Festas

 Influenciador Digital Lucas Santiago, apresenta novo produto para Cachos da Kiria Hair
26 de Setembro de 2023

Influenciador Digital Lucas Santiago, apresenta novo produto para Cachos da Kiria Hair

Conselho estadual de meio ambiente pode ser regulamentado em lei
08 de Junho de 2023

Conselho estadual de meio ambiente pode ser regulamentado em lei

Aguarde..