Os bodes pretos que definiram a política no antigo Estado da Guanabara

Os bodes pretos que definiram a política no antigo Estado da Guanabara

Quando o Senado e a Câmara Federal reabriram em março de 1970, senadores e deputados governistas foram ao Alvorada para uma visita sabuja de cortesia ao novo ditador, o general Médici. Chagas Freitas, então deputado, foi apresentado pela primeira vez ao presidente, que lhe disse: “Preciso falar com o senhor”. 

Chagas ficou como uma vela de óculos. Puxou pelo braço o deputado Rubem Medina, da Guanabara, e um deputado da Arena de São Paulo, que tinha ouvido a conversa, e lhes perguntou, todo perturbado: 

– Vocês imaginam o que seja? 

– A sucessão carioca, evidentemente – disse Medina. 

Mas o deputado paulista resolveu fazer uma brincadeira: 

– Não é nada disso, e eu estou bem informado. Sua situação não está boa. Não quer dizer que você vai ser cassado. A Arena do Rio já foi avisada de que em hipótese alguma o governador será você. Problemas de organização do diretório, excessivo controle do partido. O presidente não quer uma solução do tipo PSP (o ex-partido de Ademar) para a Guanabara. 

EM PÂNICO – Chagas saiu do Alvorada em pânico. No dia seguinte, voltou para o Rio e chamou seu staff para uma reunião em casa: Erasmo Martins Pedro, Miro Teixeira, Rossini Lopes, presidente da Assembleia, e outros. Contou a história e suspirou, olhando para o teto, por cima do aro dos óculos: 

– Preciso tomar providência urgente. Já tinham me avisado que, se eu não fizer trabalhos seguros, o azar superará as possibilidades. Só uma força superior para enfrentar os “serviços” que estão fazendo contra mim. 

Erasmo, evangélico, sorriu mole, não disse nada. Rossini resolveu: 

– Sou “cambono” (acólito, ajudante de sessões de Umbanda) de “Seu 7 da Lira”. Dona Cacilda sabe de tudo e tem força para desmanchar. 

Leia também: Insanidade nas redes sociais significa retrocesso após avanço do iluminismo

Futebol e política, numa sucessão de chutes certeiros e boas defesas

Tocaram para o Terreiro de “Seu 7”, em Santíssimo. A comitiva tinha oito carros, um oficial, os demais particulares. 

Chegaram exatamente à meia-noite, no meio da sessão. Chagas ficou no carro, Rossini entrou sozinho, falou com dona Cacilda. Ela interrompeu a sessão, recebeu Chagas reservadamente, para ele não ser visto pela gente toda que estava lá. “Seu 7” fez uma cara de horror: 

– A situação é negra. Há muita gente convocando espíritos maus contra o senhor. Preciso fazer, e fazer logo, um trabalho pesado com 3 bodes pretos. Nem cabra nem carneiro servem. Só bode. 

NA ESTRADA – Onde encontrar, naquela hora, 3 bodes pretos? Os 9 carros saíram em direção a Campo Grande. Pararam à beira da estrada, cabra tinha muita, mas bode nenhum. Chagas ficou com Erasmo dentro do Galaxie oficial e Rossini saiu comandando o pelotão dos caçadores de bode preto, todos agachados dentro do mato. 

De repente, dentro da noite, vinda lá do matagal, ouviu-se a voz de comando de Rossini, gritando como um possesso: 

– Vamos berrar que eles aparecem! Todo mundo berrando! E começaram todos a berrar: 

– Béééé! Béééé! Béééé! 

CHAGAS SUAVA… – Pelo berro ou pela sorte, às 4 da manhã três bodes pretos tinham sido capturados entre Santíssimo e Campo Grande, subúrbios do Rio. Chagas, aflito, suava como um cão de caça. E Erasmo, todo encabulado, pensava certamente na palavra de Deus, sagrada na Bíblia, que desde o Antigo Testamento proibiu adorar bodes e bezerros, mesmo quando de ouro. 

Voltaram. “Seu 7” abriu os três bodes a facão, pegou as vísceras e passou, ensanguentadas, no corpo inteiro de Chagas, da cabeça aos pés. A roupa branca de Chagas parecia véu de Verônica. Foi um banho de sangue. 

Um ano depois, Chagas tomava posse no governo da Guanabara. Nunca mais sobrou bode preto entre Santíssimo e Campo Grande. 

Haja bode preto. 

Foto: Acervo Pessoal.

  SEBASTIAO NERY - Jornalista, Escritor e Colunista da Tribuna da Imprensa, 1968-1979. 

 

 

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Tribuna da Imprensa Digital e é de total responsabilidade de seus idealizadores.

Por Ultima Hora em 28/04/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Muitas empresas ainda não adequaram seus sites à LGPD, afirma consultor
27 de Abril de 2021

Muitas empresas ainda não adequaram seus sites à LGPD, afirma consultor

Aguinaldo Ballon destaca avanços da CEDAE em evento econômico no Copacabana Palace
01 de Setembro de 2024

Aguinaldo Ballon destaca avanços da CEDAE em evento econômico no Copacabana Palace

Delicatessen do SuperPrix inicia encomendas de quitutes para a Ceia Natalina
09 de Dezembro de 2022

Delicatessen do SuperPrix inicia encomendas de quitutes para a Ceia Natalina

Religião não é o motor da moralidade, mas um freio de seu desenvolvimento, afirma Dennett
23 de Setembro de 2021

Religião não é o motor da moralidade, mas um freio de seu desenvolvimento, afirma Dennett

Aguarde..