Os tambores vão rufar na Portela, para homenagear Filhos de Gandhy e Grupo Orunmilá, no 18° Prêmio Atabaque de Ouro.

Filhos de Gandhy da Bahia, será padrinho do 18° Prêmio Atabaque de Ouro, que acontecerá no dia 10 de Agosto, na quadra da Portela. O grupo Orunmilá do Rio de Janeiro, também ganha homenagem.

Os tambores vão rufar na Portela, para homenagear Filhos de Gandhy e Grupo Orunmilá, no 18° Prêmio Atabaque de Ouro.

Prêmio Atabaque de Ouro, que chega em sua 18º edição premia os destaques dos festivais de melodias de terreiros regionais e terá participantes de vários Estados do Brasil, dentre eles Amapá, Paraná, São Paulo dentre outros. A atividade visa promover e difundir as melodias de terreiros, foi fundado em 2005 pelo ICAPRA- Instituto Cultural de Apoio e Pesquisa às Tradições Afro, fundado em 1998 e vem há anos desenvolvendo várias ações para comunidades tradicionais e de terreiros.

 

 

  • Filhos de Gandhy - O afoxé mais tradicional do planeta receberá o título na quadra da Portela, em Madureira, e promete presentear a festa com um grande show. Vale lembrar que o Afoxé Filhos de Gandhy da Bahia não faz show no Rio de Janeiro desde 2012, uma honra receber o grupo doze anos depois na cidade carioca. O presidente Gilsoney de Oliveira vem ao Rio acompanhado de sua trupe, cheio de energia e axé para receber essa homenagem.
  • Orunmila - no auge das comemorações de 35 anos,  é um dos maiores e mais estruturados grupos afro do Rio de Janeiro, obtendo sucesso também através de sua proposta inovadora de fazer cultura a partir das comunidades carentes e divulgar talentos oriundos dessas comunidades, se tornando referência da cultura afro carioca, preservando, valorizando e expandindo a cultura afro-brasileira, sem fugir do seu objetivos principais de valorizar a raça negra e combater quaisquer tipos de discriminações, raciais, sociais, de gênero e religiosas, utilizando atividades educacionais e culturais, sobretudo a música e a dança, como elementos de informação e de fortalecimento da identidade étnica.   

 

 

O evento premiará ainda o diretor do melhor festival, a voz veterana, o melhor curimbeiro, melhor figurino, melhor letra, melhor intérprete, melhor coreografia dentre outros. Além doFilhos de Gandhy e Banda Afro Orumilá, homenageará o professor José Beniste - fundador do ICAPRA, reverenciado escritor de obras sobre cultura de Axé e radialista.

 O Prêmio Atabaque de Ouro tem um histórico de renomados padrinhos que são referência da música popular brasileira como: Ivone Lara, Leci Brandão, Neguinho da Beija Flor, Alcione, Rita Benneditto, Moacyr Luz, Dudu Nobre dentre outros. O evento contará com uma feira de cultura de arte e gastronomia com cerca de cinquenta expositores das mais diversas artes e culinária popular. Representativo, importante encontro valorizando as culturas populares tradicionais brasileiras. 

18ª edição do Prêmio Atabaque de Ouro

Dia 10 de agosto / sábado
Das 13h às 19h30
Na Quadra da Portela
R. Clara Nunes, 81 - Oswaldo Cruz/Madureira - RJ
Capacidade: 3000 pessoas
Os ingressos para Camarote Premium / Camarote Ouro / Mesas / Pista
Podem ser adquiridos: https://www.sympla.com.br/evento/18-premio-atabaque-de-ouro/2572711?referrer=l.instagram.com
partir de R$ 20,00

 

 

Por Ultima Hora em 09/08/2024
Publicidade
Aguarde..