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É visível a precariedade do sistema ferroviário da região metropolitana do Rio de Janeiro, operado pela Supervia, e os usuários são submetidos diariamente.
Em outubro de 2022 a Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI dos Trens, instaurada pela ALERJ, foi concluída em seu relatório final constatou e apontou sérios problemas, inclusive na infraestrutura da via permanente em todos os ramais, destacando: trilhos e dormentes em péssimas condições; acúmulo de lixo ao longo da via permanente, em alguns trechos há mini lixões que avançam para via férrea; falta de manutenção e conservação da via permanente; construções irregulares que invadem os limites da linha férrea; falta de segurança, atrasos e interrupções frequentes, dentre outros.
O descarrilamento ocorrido hoje em Comendador Soares e o acidente recente em Madureira, dentre outras ocorrências, confirmam as precariedades levantadas pela CPI e a intervenção no sistema pelo poder público.
Não obstante, faço um apelo à AGETRANSP para que nos termos do artigo 4° da lei 4.555/06/2005, realize vistoria técnica em toda malha ferroviária, incluindo via permanente, sinalização, rede aérea, bem como de todo material rodante e emita laudo das condições que os mesmos se encontram.
Que o poder público retorne o controle do sistema ferroviário e promova os investimentos necessários para sua recuperação e modernização. A população merece respeito, a população merece transporte ferroviário seguro, confortável, eficiente. INTERVENÇÃO JÁ!
Carlos Santana: ex-presidente do Sindicato dos trabalhadores Ferroviários da Central do Brasil e da CUT-RJ, ex-deputado Federal e Historiador.
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