Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
O governador Cláudio Castro (PL) nomeou o advogado Paulo Vinícius Cozzolino como novo defensor público-geral do estado para o biênio 2025/2026. A escolha foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta terça-feira (26). Cozzolino foi o mais votado no processo interno da Defensoria, conquistando 650 votos, o equivalente a 63,4% do total.
A atual Defensora Pública-Geral, Patrícia Cardoso Maciel Tavares, recebeu 375 votos (36,5%).
A decisão acontece em meio a relatos de insatisfação com o trabalho de Patrícia, especialmente após sua defesa da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental 635, apelidada de “ADPF das Favelas” — que proíbe ação da polícia sem planejamento prévio e comunicação ao Ministério Público — medida que é abertamente criticada por Castro.
A escolha de Cozzolino está sendo muito comemorada entre políticos e desembargadores conservadores.
“Eu tenho que agradecer muito a todo mundo que acreditou na gente, a todo mundo que ficou ao nosso lado nessa campanha, que acreditou, que está aqui. É a possibilidade de uma renovação, de continuar crescendo. A Defensoria está dando certo há 70 anos, e vai continuar dando certo por mais 70, 140 anos. Eu queria, de verdade, convidar todo mundo mesmo para comemorar, não a eleição, mas a Defensoria”, disse novo procurador.
Perfil
Paulo Vinicius Cozzolino Abrahão está no segundo mandato consecutivo como presidente da Caixa de Assistência aos Membros da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Camarj). Defensor público desde 2006, atuou em 28 municípios, em órgãos de diversas atribuições. Foi defensor titular em Campos, São Pedro da Aldeia, Queimados e hoje é titular da 1ª Vara Cível de Nilópolis. Além da vida acadêmica como professor, em 2015 foi diretor administrativo da Fesudeperj. Em 2016, esteve à frente da secretaria-geral da Defensoria.
Via Tempo Real
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!