Pesquisa revela que apenas 37% dos brasileiros consideram-se criativos

Levantamento feito pela UNESCO SOST - Transcriativa avaliou a compreens

Pesquisa revela que apenas 37% dos brasileiros consideram-se criativos

Criatividade e engenhosidade únicas do povo brasileiro. É assim que a Transcriativa, principal aceleradora de pessoas e negócios com criatividade, define o Borogodó. Em uma pesquisa inédita desenvolvida pela empresa com 1200 brasileiros, 37% dos respondentes afirmaram ser criativos. Nesse tópico, as mulheres se destacam: 39% delas se consideram com a característica, em relação a 34% dos homens. O levantamento foi aplicado pela Toluna Metrics Lab, com o propósito de avaliar o potencial criativo das pessoas e compreender de que forma elas interpretam o termo.

“Entendemos o Borogodó como a maneira que o brasileiro sempre encontra para solucionar um problema de um jeito nunca pensado antes, já que somos um dos povos mais engenhosos do mundo”, afirma Natália Montibeller, co-fundadora da Transcriativa. “Enxergamos muito valor em nossa potência, por isso, com a pesquisa, queríamos avaliar se as pessoas têm noção dessa realidade, que chega a ser um diferencial competitivo no mercado de trabalho”, completa.

Essa ideia está alinhada com as informações de um levantamento do Fórum Econômico Mundial, que revela que o pensamento criativo está entre as dez principais habilidades que devem ser desenvolvidas até 2027. Um estudo realizado pela consultoria McKinsey também mostrou que, até 2030, a demanda por profissionais criativos aumentará em até 40% na Europa e nos Estados Unidos.

Afinal, o que é Borogodó?

As respostas mais indicadas pelos respondentes da pesquisa para a definição do ‘Borogodó’ englobam atrativo pessoal, charme, gingado e jogo de cintura, mas, dentre elas, também apareceram termos como forró, felicidade e malícia. “Isso mostra que o público compreende a expressão de formas distintas e não sabe do que se trata”, pontua Natália.

Um dado que corrobora essa afirmação é o fato de que 27% dos participantes afirmaram que não possuem Borogodó - os homens representam a maior parcela (34%) em comparação às mulheres (22%). Além disso, 36% de todos respondentes disseram que não sabem se possuem a característica - nesse aspecto, as mulheres são 39% em comparação a 32% dos homens. 

Esses resultados podem ter relação com o conhecimento da expressão, explica Natália. “O desconhecimento da palavra pode ser um fator para a escolha das respostas. Por isso, temos a missão de educar o brasileiro com relação a esse termo. As pessoas sabem que possuem algum diferencial, a Transcriativa quer deixar claro do que se trata, nosso propósito é que eles compreendam Borogodó como sinônimo de criatividade”, pontua.

Aceleradora tem como foco aumentar o Borogodó de empresas e pessoas

Por meio de conteúdos educativos, experiências imersivas e workshops, a Transcriativa já atingiu mais de 12 mil negócios, tendo como empresas parceiras Disney, Cielo, Gol, Latam, Duo Studio, Meta e Microsoft. 

Só em 2023, a aceleradora, Joint Office da Cátedra Unesco de Sustentabilidade (UNESCO-SOST), alcançou 17 novos parceiros, além de organizar o Borogoday, principal imersão de transformação criativa do país, que aconteceu no início de dezembro e contou com a participação de mais de 10 mil pessoas.

“Buscamos nos posicionar como uma aceleradora que incentiva e valoriza esse Borogodó que só o brasileiro tem, por isso trabalhamos para promover uma compreensão profunda do termo, com base na cultura nacional. Estamos nos posicionando como um verdadeiro incentivador que valoriza a engenhosidade e a sustentabilidade no momento de fomentar ações transformadoras”, conclui a executiva.

 

Sobre a Transcriativa

A Transcriativa é a principal aceleradora de negócios e pessoas que utiliza a criatividade brasileira como ferramenta de transformação e diferenciação. Como Joint Office da Cátedra Unesco de Sustentabilidade (UNESCO-SOST), a empresa é referência na promoção da criatividade sustentável e no desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado do futuro.

Com cursos, experiências imersivas, ferramentas e workshops, a Transcriativa se destaca como um movimento de transformação criativa que já apoiou mais de 12 mil pessoas e negócios, tendo como empresas parceiras Disney, Cielo, Gol, Latam, Duo Studio, Meta e Microsoft.

Por Ultima Hora em 15/07/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Escola de samba mais antiga do Rio, Portela celebra 100 anos
12 de Abril de 2023

Escola de samba mais antiga do Rio, Portela celebra 100 anos

Sandra Duailibe e Cristina Serra Celebram a Amazônia no Espetáculo “Elas da Amazônia”
20 de Março de 2024

Sandra Duailibe e Cristina Serra Celebram a Amazônia no Espetáculo “Elas da Amazônia”

Ex-participante de 'A Fazenda', Rachel Sheherazade sai em defesa de Dado Dolabella
31 de Janeiro de 2024

Ex-participante de 'A Fazenda', Rachel Sheherazade sai em defesa de Dado Dolabella

Novas regras para rótulos de alimentos valem a partir de hoje
09 de Outubro de 2023

Novas regras para rótulos de alimentos valem a partir de hoje

Aguarde..