Petrobras anuncia redução de 7,1% no preço do gás natural

Redu

Petrobras anuncia redução de 7,1% no preço do gás natural

A Petrobras oficializou uma redução média de 7,1% no valor do metro cúbico de gás natural em relação ao praticado no trimestre de maio a julho. O reajuste entrará em vigor a partir de 1º de agosto.

Segundo a estatal, a queda leva em consideração tanto a variação do preço do produto quanto de seu transporte por meio de dutos. Ao longo do ano, o preço do gás natural para as distribuidoras acumula uma redução de 25%

A Petrobras enfatiza que essa alteração no preço está em conformidade com os contratos acordados com as distribuidoras, que preveem atualizações trimestrais relacionadas à molécula do gás vinculadas às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

No trimestre em referência, o petróleo registrou uma queda de 3,8%, enquanto o câmbio apresentou uma apreciação de 4,8%.

Quanto ao preço final do gás natural ao consumidor, ele não é determinado apenas pelo preço de venda da Petrobras: ele também leva em conta o portfólio de suprimento de cada distribuidora, incluindo margens, tributos federais e estaduais, além das tarifas aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas.

A atualização anunciada não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel.

Em entrevista coletiva, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, ressaltou aos jornalistas que a nova estratégia comercial adotada é uma vitória, uma vez que a empresa conseguiu realizar o detalhamento das informações de forma correta e viabilizou a transparência.

“Alguns disseram que teria que dizer exatamente como se forma o preço. Nenhum preço, do cotonete, do leite condensado, da alface, tem essa dita transparência. Não é transparência. É um detalhamento da formação do preço. Nós temos transparência, porque sabe-se, e qualquer entidade de controle pode identificar isso, como é formado o nosso preço para chegar a cada produto final da ponta de entrega”, completou.

Com informações do UOL e Agência Brasil

Por Ultima Hora em 19/07/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Paulo Afonso, da MTU, comenta inovações e sucesso da Navalshore 2024
23 de Agosto de 2024

Paulo Afonso, da MTU, comenta inovações e sucesso da Navalshore 2024

Novo presidente da Petrobras tem empresa
03 de Abril de 2022

Novo presidente da Petrobras tem empresa "fantasma" com capital milionário em área residencial

Precatórios federais estarão disponíveis para saque em janeiro
28 de Dezembro de 2023

Precatórios federais estarão disponíveis para saque em janeiro

Cláudio Castro se reúne com ministro da Fazenda para pedir renegociação da dívida do RJ com a União
05 de Outubro de 2023

Cláudio Castro se reúne com ministro da Fazenda para pedir renegociação da dívida do RJ com a União

Aguarde..