Procon-RJ e Agência Nacional do Petróleo firmam compromisso

Procon-RJ e Agência Nacional do Petróleo firmam compromisso

O Procon Estadual do Rio de Janeiro assinou termo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Petróleo (ANP) nesta semana. O tratado tem o objetivo de estabelecer assistência mútua e operacional para fiscalização das atividades relativas ao abastecimento nacional de combustíveis e realização de georreferenciamento de empresas.

As atividades de fiscalização serão no sentido de educação e orientação, bem como da prevenção e repressão de condutas que violam a legislação pertinente. Já as atividades de georreferenciamento terão o objetivo de aumentar a confiabilidade sobre os dados das empresas, garantir a segurança do abastecimento, melhorar a gestão de ações de fiscalização e promover a economia de recursos públicos. Além de subsidiar as ações de defesa da concorrência, da gestão de programas de monitoramento de qualidade de combustíveis e similares e também da gestão de fluxos logísticos.

- O Procon-RJ vem realizando constantemente ações de fiscalização em postos de combustíveis com a ANP. O acordo assinado irá estreitar a relação com a agência e será importante também para capacitar os servidores. Haverá um intercâmbio de informações e conhecimento, que trará benefício aos cidadãos fluminenses - afirmou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Em 2021, o Procon-RJ fiscalizou 136 postos de combustíveis e 84 foram autuados devido a irregularidades encontradas pelos agentes. Bomba baixa, que é quando a quantidade de combustível entregue ao consumidor é menor do que a informada no visor da bomba, foi identificada em 37 estabelecimentos. Em 28 deles, os agentes constataram ausência de placa com valores e incidência de impostos, conforme determinado pelo decreto da transparência. Irregularidades na publicidade, que podem induzir o consumidor em erro, foram encontradas em 20 deles, e combustível reprovado no teste de qualidade em cinco locais.

 

- Vejo os Procons e a ANP como instituições irmãs, elas têm uma interseção muito grande. O trabalho em conjunto será muito positivo para a sociedade e para o estado do Rio. Vamos ampliar o trabalho de fiscalização na medida que as instituições irão trocar conhecimento, o que vai trazer uma qualificação muito maior para o trabalho. Tenho certeza que será uma parceria de sucesso - observou Marcelo da Silva, superintendente adjunto de fiscalização do abastecimento da ANP.  

Por Ultima Hora em 20/11/2021

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Dicas de segurança no trânsito, por Cláudio Cretton
19 de Setembro de 2023

Dicas de segurança no trânsito, por Cláudio Cretton

Presidente da Alerj Rodrigo Bacellar (PL)  participa do lançamento do novo PAC no Theatro Municipal
14 de Agosto de 2023

Presidente da Alerj Rodrigo Bacellar (PL) participa do lançamento do novo PAC no Theatro Municipal

Prefeitura de Niterói compartilha práticas de gestão com o município de Macaé
14 de Agosto de 2023

Prefeitura de Niterói compartilha práticas de gestão com o município de Macaé

Assista: Republicanos acompanha governador Tarcísio que garante que reforma Tributária vai gerar emprego
07 de Julho de 2023

Assista: Republicanos acompanha governador Tarcísio que garante que reforma Tributária vai gerar emprego

Aguarde..