Publicados os critérios de aeronavegabilidade do carro voador da Embraer

Documento

Publicados os critérios de aeronavegabilidade do carro voador da Embraer

Modelo desenvolvido pela Embraer tem critérios de navegação publicados

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou nesta sexta-feira, 1º de novembro a portaria n° 15.760 de 31 de outubro de 2024, que traz os Critérios de Aeronavegabilidade para a aeronave EVE-10, da EVE Soluções de Mobilidade Aérea Urbana.  O documento traz a base regulatória que será observada para a certificação do modelo em curso na Agência.

O documento apresenta os critérios que a aeronave precisa cumprir, quanto à sua estrutura, sistemas de controle, propulsão e bateria, por exemplo. Essas informações são determinantes para assegurar a segurança do voo.

A publicação dos critérios de aeronavegabilidade é um passo importante para o processo de certificação da aeronave, já que se trata de um equipamento totalmente novo no setor aéreo e não há regulamento que possa ser prontamente utilizado como base de certificação. Conforme o arcabouço legal, a Anac pode emitir critérios de certificação de produtos aplicáveis a casos especiais de aeronaves utilizando partes dos regulamentos já existentes e que sejam considerados apropriados para a aeronave e aplicáveis ao projeto de tipo em questão, e ainda acrescentar outros critérios considerados necessários para prover segurança equivalente aos regulamentos existentes.

Por se tratar de uma nova tecnologia, a Anac abriu em dezembro de 2023 uma consulta setorial para que empresas, autoridades certificadoras e a sociedade pudessem contribuir com o documento, a fim de alinhar práticas já adotadas internacionalmente e para que o produto brasileiro possa competir de forma justa no mercado internacional. Ao todo foram apresentadas 297 contribuições ao texto, o que robustece o processo de certificação da Agência.

Próximos passos da certificação

Finalizada a fase de definição da base de certificação, tem continuidade a fase de aprovação dos planos de certificação e demonstração de cumprimento com os requisitos por parte da EVE. Na sequência, virá a fase de verificação de cumprimento, para enfim ser emitida a certificação.

Por Anac

 

Por Ultima Hora em 02/11/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

ASSISTA: Codin promove desenvolvimento econômico em Cabo Frio
25 de Outubro de 2024

ASSISTA: Codin promove desenvolvimento econômico em Cabo Frio

Inflação medida pelo INPC fica em 0,2% em agosto
13 de Setembro de 2023

Inflação medida pelo INPC fica em 0,2% em agosto

Reclamações sobre fumaça marcam espetáculo de fogos de Copacabana na virada de 2025
01 de Janeiro de 2025

Reclamações sobre fumaça marcam espetáculo de fogos de Copacabana na virada de 2025

O peso dos militares
19 de Março de 2025

O peso dos militares

Aguarde..