Rio adia para 15 de setembro exigência de vacinação em locais fechados

Rio adia para 15 de setembro exigência de vacinação em locais fechados

DA REDAÇÃO - A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu adiar de 1° para 15 de setembro o início da exigência de comprovação vacinal contra covid-19 para acessar estabelecimentos como cinemas, clubes, academias e pontos turísticos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o motivo da decisão foi a instabilidade no aplicativo ConecteSUS, no qual os cidadãos podem gerar o comprovante de vacinação de forma digital. 

"Nesse período, entre os dias 1º e 14 de setembro, será realizada uma série de ações educativas com o setor regulado e essa cobrança pode ser iniciada por cada setor que já se sinta preparado e queira estimular a vacinação", disse o comunicado da prefeitura.

No último dia 27, a prefeitura do Rio de Janeiro publicou decretos que previam a exigência de certificado de vacinação contra covid-19 a partir de 1° de setembro. Além do acesso a locais de lazer, a prefeitura também definiu que seria necessário comprovar a vacinação contra covid-19 para receber recursos do Cartão Família Carioca e realizar cirurgias eletivas nas redes pública e privada. Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria Municipal de Saúde esclareceu que o adiamento da exigência também vale para esses dois casos.

Entre os locais fechados que deverão exigir o cartão de vacinação, estão academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes, estádios, vilas olímpicas, cinemas, teatros, circos, salas de concerto, pistas de patinação, pontos turísticos e feiras comerciais.

Segundo os decretos, a comprovação da vacinação poderá ser feita tanto com o aplicativo ConecteSUS quanto com o próprio cartão de vacinação físico, e deverá mostrar que a pessoa tomou todas as doses já disponíveis para sua faixa etária.

Ao defender a exigência de vacinação, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse na última sexta-feira que havia 30 mil idosos que não tomaram nenhuma dose de vacinas contra covid-19, e 180 mil pessoas que atrasaram a segunda dose.

Entre os moradores do Rio com 18 a 39 anos, passa de 200 mil o número de pessoas que não tomaram a primeira dose ou a dose única das vacinas, segundo dados consultados hoje no Painel Rio Covid-19, da Secretaria Municipal de Saúde.

ConecteSUS
O Ministério da Saúde informou na tarde de hoje (31) que a instabilidade na emissão do Certificado Nacional de Vacinação foi solucionada pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS). Segundo a pasta, a emissão do certificado está disponível no aplicativo Conecte SUS Cidadão nos sistemas IOS e por meio do acesso web, no endereço conectesus.saude.gov.br. Já as correções no aplicativo para os sistemas Android passam por ajustes, e a orientação é para que os usuários acessem o Conecte SUS Cidadão pela web.

O ministério recomenda que quem não tiver seu registro disponível no aplicativo em até dez dias após a data da imunização deve procurar o local de vacinação ou Secretaria Estadual ou Municipal de Saúde para solicitar o registro. Para mais orientações, basta acessar o suporte no próprio aplicativo, no menu “Fale com o Conecte SUS”. (Da Agência Brasil)

Por Ultima Hora em 31/08/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Prefeitura inaugura novo Terminal Mato Alto, em Guaratiba
20 de Maio de 2024

Prefeitura inaugura novo Terminal Mato Alto, em Guaratiba

Das 92 cidades fluminenses, 81 delas não registraram óbitos por Covid-19 em 24 horas
10 de Novembro de 2021

Das 92 cidades fluminenses, 81 delas não registraram óbitos por Covid-19 em 24 horas

Vereadores de Nova Iguaçu aprovam reservas de vagas de trabalho para pessoas em situação de rua
14 de Setembro de 2023

Vereadores de Nova Iguaçu aprovam reservas de vagas de trabalho para pessoas em situação de rua

Café do Trabalhador pode chegar a todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro
24 de Abril de 2024

Café do Trabalhador pode chegar a todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro

Aguarde..