Rio, um mar de oportunidades econômicas

Rio, um mar de oportunidades econômicas

O Fórum Movimento Rio em Frente discutiu nesta sexta-feira (27/08) pontos que podem ajudar no crescimento da economia do Estado do Rio. Promovido em parceria entre a Fecomércio e o jornal O Dia, a iniciativa contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, que destacou a chegada do grupo russo de gás Gazprom, a melhoria da segurança jurídica, a desburocratização para abertura de empresas e resultados positivos de combate ao crime.


“O Rio continua sendo um mar de oportunidades. Um estado que gera emprego, renda, e transforma a vida das pessoas. O Rio está dando certo”, sintetizou o secretário, ao iniciar sua apresentação.

Sobre a política de segurança pública implementada pelo Estado, o secretário salientou que segurança e desenvolvimento econômico caminham juntos.

“De 20 empresas que nos procuram, 80 por cento são categóricas em afirmar que o Rio oferece combate real ao crime, é um ambiente mais seguro”, acrescentou Vinicius Farah.

Ao também participar do fórum, o subsecretário estadual de Planejamento e Integração Opcional, Rodrigo Teixeira de Oliveira, ressaltou os avanços da evolução dos resultados positivos da segurança pública no estado, elogiou as políticas públicas do Executivo fluminense e lembrou o aumento da percepção da segurança, por parte da população.

A nova lei do gás e o fato do Rio ter a maior oferta do produto geram a expectativa da chegada ao estado da Gazprom, gigante grupo russo de gás. Esse compromisso foi anunciado pelo CEO do grupo em reunião com o secretário.

“O Rio hoje é a maior aposta do mundo por causa da lei do gás. Essa lei é um divisor de águas desse setor. O CEO do grupo disse que a Gazprom nunca imaginou ir para o Brasil, muito menos para o Rio de Janeiro. O Rio hoje é uma prioridade para o grupo Gazprom”, disse.

Em relação a ações de desburocratização do ambiente de negócios, o secretário destacou que, hoje, o tempo de abertura de uma empresa, através da Jucerja, caiu para 38 minutos, e anunciou a inauguração de 13 agências de desenvolvimento em todo o estado, nos próximos meses. As agências vão centralizar diferentes procedimentos necessários para a manutenção de um negócio, de diversos órgãos estaduais, além do Sebrae.

“Já foram abertas 42 mil novas empresas, neste ano. A expectativa é chegar ao final deste ano a 70 mil novas empresas”, revelou o secretário, referindo-se ao movimento registrado pela Jucerja.

Vinícius Farah abordou ainda, entre outros assuntos, o programa estadual de investimentos Pacto RJ – de 17 bilhões de reais – o potencial do Porto do Açu, a criação em breve do GTEx – que prevê ritos processuais acontecendo em um mesmo tempo – o programa de startups para empreendedores e a nova de lei de incentivo para bares e restaurantes e a criação, pela secretaria, da Superintendência da Economia do Mar.

Realizado no auditório da Fecomércio, no Flamengo, o fórum, nesta sexta-feira, também teve a participação do vice-presidente da Multiplan, Vander Giodarno, que elogiou as iniciativas do governo para desburocratizar o Estado.
(Do Portal do Governo do Estado, foto: divulgação)

Por Ultima Hora em 27/08/2021
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

 Thai Fit: alimentação saudável e reconhecimento no Prêmio Digital Influenciador no Copacabana Palace
01 de Dezembro de 2023

Thai Fit: alimentação saudável e reconhecimento no Prêmio Digital Influenciador no Copacabana Palace

Prefeitura realiza blitz educativa no Espraiado
16 de Novembro de 2021

Prefeitura realiza blitz educativa no Espraiado

Audiência pública vai discutir na quarta-feira propostas para o  novo programa nuclear brasileiro
06 de Novembro de 2023

Audiência pública vai discutir na quarta-feira propostas para o novo programa nuclear brasileiro

Waguinho da Rádio Tupi Revela Segredos do Podcast 'Livre, Leve e Solto' na Expo Rio Turismo
22 de Outubro de 2023

Waguinho da Rádio Tupi Revela Segredos do Podcast 'Livre, Leve e Solto' na Expo Rio Turismo

Aguarde..