Rodrigo Neves, Vivaldo Barbosa e PTB lamentam morte de José Maurício Linhares

Rodrigo Neves, Vivaldo Barbosa e PTB lamentam morte de José Maurício Linhares

Em nota o PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO – PTB expôs 

"Perdemos uma das melhores figuras da luta política no Brasil: foi-se o José Maurício. 

José Maurício era uma pessoa definida, nunca perdeu a linha, sempre teve rumo. E o melhor rumo. 

Foi militante da oposição na época da ditadura, entrou para o MDB e logo foi eleito Deputado Federal.

José Maurício foi um dentre os quatro Deputados Federais que deram apoio a Brizola quando ele procurou organizar o antigo PTB e retornou do exílio. 

Esteve no encontro de Lisboa para a refundação do PTB, foi um dos redatores e assinou a Carta de Lisboa, um dos mais importantes documentos políticos da vida brasileira, base para a fundação do Novo PTB.

José Maurício foi Constituinte, integrante de uma Bancada trabalhista, nacionalista e brizolista, que ficou célebre pelas lutas e conquistas na Constituinte, integrou a Comissão de Sistematização, um dos momentos mais importantes da Assembleia.

Eram momentos de rescaldo da ditadura, as lutas eram às vezes renhidas e duras e José Maurício revelava espírito de luta e bravura. 

Brandão Monteiro, nosso colega e Líder da Bancada, sempre apontava a coragem de José Maurício, o que ele nunca escondeu ao longo da vida. Ao lado disso, uma imensa sabedoria política: seis vezes eleito Deputado Federal, duas vezes Secretário de Estado do Governo Brizola. 

Após a morte de Brizola, José Maurício, junto com outros valorosos companheiros, como Caó, Paulo Ramos, Salomão, Fernando Bandeira, Ronald Barata e tantos outros, fundamos o Movimento de Resistência Leonel Brizola-MRLB, para manter a linha do trabalhismo, manter a linha de Brizola.

 Em seguida, organizamos o Movimento O TRABALHISMO e na sequência o BRIZO-LULA para participarmos da campanha de Luta.

Agora recente, juntos com diversos companheiros país afora, refundamos o PTB, que José Maurício junto com Brizola tentou lá atrás.

 José Maurício estava conosco, assinou a ficha como fundador do PTB novamente. Esta deve ter sido uma das melhores lembranças que ele reteve.

JOSÉ MAURÍCIO, HOMEM DE LUTA PELO BRASIL E PELO POVO BRASILEIRO, RECEBA NOSSA HOMENAGEM, GUARDAREMOS A SUA LEMBRANÇA.

Vivaldo Barbosa
Presidente Nacional do PTB, em organização".

Já o ex-Deputado e Ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves lamentou em suas Redes: 

"Hoje foi sepultado no Cemitério Parque da Colina, em Niterói, o ex-deputado federal trabalhista José Maurício Linhares, aos 88 anos.

Zé Maurício foi eleito pela primeira vez em 1974, compondo a bancada do MDB, que lutou contra a ditadura e pela abertura democrática. Foi reeleito em 1978, 1982, 1986, 1990 e 1994. Participou do encontro e foi um dos signatários da Carta de Lisboa, que reuniu os trabalhistas brasileiros e fundou o PDT.

Esteve desde o início ao lado do líder Leonel Brizola e, nos dois governos, exerceu funções no Executivo Estadual, levando serviços e projetos a todas as cidades fluminenses, especialmente o programa de eletrificação e energia chamado “Uma Luz na Escuridão”. Advogado, foi um dos relatores e mais combativos deputados na Constituinte de 1988, defendendo as causas nacionalistas e populares. Natural de Campos, amava Niterói. Minhas condolências à sua família e amigos, à sua esposa Edna, filhos, noras e netos".

 

Por Ultima Hora em 20/05/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Miguel Reale Jr: 'Não foi negligência, foi política pensada', sobre ações de Bolsonaro 'a favor' do coronavírus
15 de Setembro de 2021

Miguel Reale Jr: 'Não foi negligência, foi política pensada', sobre ações de Bolsonaro 'a favor' do coronavírus

Família Reis tenta acordo para retirar candidatura do presidente da Câmara em busca de vitória de Netinho nas eleições municipais
02 de Julho de 2024

Família Reis tenta acordo para retirar candidatura do presidente da Câmara em busca de vitória de Netinho nas eleições municipais

Ovacionado, Lula promete
12 de Abril de 2022

Ovacionado, Lula promete "dia do revogaço" e criação de ministério para indígenas

Ministério da Defesa faz vergonha com Nota Oficial
08 de Julho de 2021

Ministério da Defesa faz vergonha com Nota Oficial

Aguarde..