Seap muda edital de futuros concursos para contemplar mais vagas para mulheres

Seap muda edital de futuros concursos para contemplar mais vagas para mulheres

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) vai adequar os futuros concursos para servidores da pasta para ampliar vagas para mulheres. O acordo foi firmado ontem após um pedido da deputada estadual, Sarah Poncio. Há 15 dias, a parlamentar cobrou mudanças do atual concurso, que acontece dia 23 deste mês para 300 vagas. Pelas regras deste edital, apenas 20% dos cargos serão destinados para as mulheres.   

Sarah e a secretária da Seap, Maria Rosa Lo Duca Nebel, se reuniram ontem para encontrar uma solução para o caso. Maria Rosa explicou que uma mudança na proporção de vagas do atual edital poderia atrasar a realização das provas. A Seap está há 12 anos sem fazer concurso. Além disso, a secretária afirmou que a maioria das vagas deste ano será destinada para unidades masculinas. 

 "Essa é uma conquista importante. Entendemos a urgência do edital e as peculiaridades da Seap. Mas é fundamental que os próximos concursos levem em conta a equidade da participação das mulheres. E foi isso acordamos nesse encontro. Precisamos mudar a realidade do mercado de trabalho para as mulheres nas empresas e no serviço público", afirmou Sarah. 

Segundo a Seap, atualmente sao 42 unidades prisionais do estado e apenas  femininas. A maior parte do déficit operacional está nas unidades destinadas aos homens. Além disso, a atividade direta com os detentos exige um reforço maior de agentes do sexo masculino. 

 Além de ampliar as vagas das mulheres para os futuros concursos, a equipe da deputada Sarah Poncio vai atuar junto à SEAP para viabilizar um cadastro de reserva no concurso deste mês. O cadastro poderá servir para novas convocações.

A secretária Maria Rosa, por sua vez,
enalteceu a importância da atuação da Assembleia Legislativa na construção de políticas públicas para a promoção de melhorias no sistema prisional fluminense.


'A Seap tem trabalhado para promover avanços no sistema prisional fluminense e contamos com a atuação da Alerj neste processo. A deputada se mostrou sensível às demandas do sistema penitenciário do Rio e fez colocações importantes para esse e para os próximos editais, as quais a Seap se comprometeu em implementar"- afirmou a secretária

Por Ultima Hora em 07/02/2025
Aguarde..