Simulado de evacuação em Mesquita com mais de 280 alunos

Ação integra o projeto sobre prevenção e segurança “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”, realizado pela Defesa Civil

Simulado de evacuação em Mesquita com mais de 280 alunos

Na última quinta-feira, dia 20 de outubro, a dinâmica pedagógica na Escola Municipal Cruzeiro do Sul foi um pouco diferente da habitual. Isso porque equipes da Defesa Civil Municipal encenaram um episódio de incêndio na unidade. Assim, a missão dos alunos era realizar o simulado de evacuação do prédio em segurança e no menor tempo possível. Mas, antes disso, eles tiveram um treinamento, no qual receberam as orientações necessárias. No total, participaram da atividade 286 estudantes e 40 profissionais.


De acordo com o setor, a escola conseguiu realizar a evacuação em um ótimo tempo, de 2min41s. A duração padrão é de três minutos e o tempo é contado do início da simulação até que a última pessoa chegue ao espaço combinado. A ação faz parte do projeto “Escolas Seguras, Alunos Resilientes”, que conta com uma série de palestras e exercícios práticos, embasados na prevenção e na segurança. Esses, portanto, foram ministrados especificamente para as turmas do 7º e do 8º ano.


A semana de 17 a 20 de outubro foi marcada pela conversa sobre Noções Básicas de Defesa Civil e de Primeiros Socorros, junto com o seu treinamento, sobre Educação Ambiental, Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos, além da atividade de Combate a Princípio de Incêndio. Essa é a sétima edição do projeto. A ideia é alcançar todas as unidades escolares do município, com realizações a cada mês. Até o momento, por exemplo, bairros como Vila Emil, Coreia, Chatuba e Rocha Sobrinho já foram contemplados.


“Sabe aquela frase que muitos dizem sobre prevenir ser melhor do que remediar? Ela está correta. Precisamos estar bem equipados e com todo conhecimento possível para que, quando e se necessário, possamos colocá-los em prática. Isso ajuda a salvar vidas”, afirma o diretor da Defesa Civil de Mesquita, Marlon Araújo.


Iniciada em março deste ano, a iniciativa “Escolas Seguras, Alunos Resilientes” recebe a colaboração da Secretaria Municipal de Educação e das subsecretarias municipais de Assistência Social e Meio Ambiente e Urbanismo. “As parcerias só reafirmam o carinho do poder público com a população. Quando pensamos juntos e unimos forças, as coisas tendem a ser bem melhores do que quando realizadas de forma separada”, conta Rholmer Louzada Junior, secretário municipal de Mobilidade, Infraestrutura e Serviços Públicos.


Outras atividades


Também neste mês, a escola no Cruzeiro do Sul está sendo palco do projeto “Defesa Civil Juvenil”.  Ao todo, 48 jovens - incluindo alunos do 9º ano da própria unidade e outras 15 pessoas da população em geral -, que têm entre 13 e 16 anos de idade, participam da ação. As aulas acontecem duas vezes por semana, às terças e quintas. Alguns temas são primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos, combate a princípio de incêndio, noções antidrogas e educação ambiental, educação no trânsito, entre outros. A cerimônia de encerramento será no dia 3 de novembro, às 15h na Praça PEC, em Santo Elias. Os participantes, então, irão receber os certificados de conclusão e poderão atualizar o currículo.


FOTOS: DIVULGAÇÃO/TIAGO FERRAZ

Por Falando de Baixada Fluminense em 25/10/2022
Publicidade
Aguarde..