Sutileza do patriarcado traz histórias de abusos invisibilizados

Colet

Sutileza do patriarcado traz histórias de abusos invisibilizados

Sutilezas do Patriarcado (Editora Rebuliço) reúne estreantes e renomadas autoras de diferentes regiões de Brasil, com idades entre 18 e 72 anos. O livro de contos inéditos sobre abusos naturalizados no cotidiano das mulheres será lançado em 17/09, às 19h, na Janela Livraria do Shopping da Gávea, em parceria com o Cine Estação Net Gávea, onde haverá um bate-papo com as autoras.

"São histórias que levam o leitor à observação de minúcias, ao cotidiano que sorrateiramente perfaz a engrenagem do patriarcado, à dinâmica quase invisível que o perpetua, reproduzida por homens e mulheres nos atos ordinários, nas conversas, na retórica, no comportamento dentro e fora de casa, nos protocolos, na educação que damos às nossas filhas e aos nossos filhos", diz Mirna Brasil Portella, organizadora da coletânea.

Violência psicológica, moral, obstétrica, laboral, patrimonial, jurídica. Tudo isso está presente nos contos de Sutilezas do patriarcado. A exigência do recato para as meninas e a liberdade autorizada para os meninos; o medo de andar sozinha numa calçada à noite; o namorado que monitora as redes sociais da namorada; o olhar ameaçador do taxista no retrovisor durante o trajeto para a festa. Há relatos comoventes de como, nos recantos do Brasil, o machismo opera, aliado a outros tantos preconceitos construídos pelo patriarcado, retrato de realidades adversas deste imenso país, mostrando que a violência sofrida por mulheres, é, sem dúvida, maior ou menor a depender da etnia, da identidade de gênero, da classe social e da região. São 224 páginas de vozes femininas”, resume a idealizadora e organizadora da coletânea, que também assina o conto Prato Principal.

Mirna acumula 12 títulos para o público infantojuvenil e participa de algumas antologias, entre elas Vou te contar: 20 histórias ao som de Tom Jobim (Rocco); e Manual literário para amar os homens (Átame). A autora já teve obras no Catálogo FNLIJ/Bologna Children's Book Fair. Seu livro Do Mar, narrativa feminista para jovens leitores, foi contemplado com o selo Altamente Recomendável FNLIJ. Em 2018, ganhou o segundo lugar no Prêmio Biblioteca Nacional, na categoria Infantojuvenil, com o livro Porco de casa cachorro é (Escrita Fina).

Em Sutilezas do Patriarcado, Mirna aposta na potência e diversidade femininas. A capa, assinada pela artista e ativista Panmela Castro, traz a obra "Irmãs Siamesas", símbolo de sororidade. Amelinha Teles, escritora, feminista histórica, diretora da União de Mulheres de São Paulo e uma das 52 brasileiras indicadas ao Nobel da Paz pela iniciativa global '1.000 Mulheres', assina o texto de orelha do livro. O prefácio é de Cristiane Brandão, pós-doutora pelo Centro de Investigaciones y Estudios de Género da Universidade Nacional Autônoma do México (CIEG/UNAM).

Sutilezas do Patriarcado está disponível para compra no site da editora (editorarebulico.com.br) por R$ 69,90 e 5% do valor das vendas serão revertidos para a Coletiva Promotoras Legais Populares do Rio de Janeiro/PLPs-RJ, que apoia mulheres vítimas de violência de gênero. Além do lançamento na Janela Livraria do Shopping da Gávea, estão previstos lançamentos em São Paulo (out/2024), Portugal (dez/2024) e Espanha (jan/2025).”

AUTORAS:

Anna Claudia Ramos (@annaclaudiaramosescritora), Claudia Mauro (@claudiamauro45), Claudia Nina (@claudianinaliteratura), Dani Balbi (@danieli.balbi), Danielle Schlossarek (@danielleschlossarek), Dilea Frate (@fratedilea), Érica Bombardi (@ericanarabombardi), Eva Potiguara (@evapotiguara), Fernanda Nobre (@fenobre), Ines Garçoni (@inesgarconi), Isabelle Borges (@isabelle_borges_), Isadora Wilkinson (@isadorawilkinson), Jama Wapichana (@wapichanajama), Josi Lima (@_josi_lima), Leila Merirelles (@leilameirelles), Luana Rodrigues (@luarodrigues83), Lucia Tucuju (@luciatucuju), Luisa Benevides (@luubenevides), Mariana Portela (@mariportela13) , Mia Lima Rocha (@mialimarocha), Miriam Alves (@miriamalvesescritora), Mirna Brasil Portella (@mirnabrasilportella), Nara Vidal (@_naravidal), Nina Rizzi (@ninaarizzi), Thaís Velloso (@velloso_thais) e Vanessa Balula (@balulabalu).

SERVIÇO

Lançamento da coletânea Sutilezas do Patriarcado no Rio de Janeiro

224 páginas

Editora Rebuliço (2024)

Preço: R$69,90

Data: 17/09/2024

Horário: 19h

Local: Janela Livraria Gávea/Cine Estação NET Gávea - sala 2

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º piso - Gávea - Rio de Janeiro, RJ.

Compra: https://editorarebulico.com.br/loja/sutilezas-do-patriarcado

editorarebulico.com.br / @editorarebulico / @sutilezasdopatriarcado

Contato

Mirna Brasil Portella

+55 21 99604-0631

sutilezas30@gmail.com

Por Neno Ferreira 'No social' em 09/09/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Jandira Feghali lança pré-candidatura à Câmara ao lado de Marcelo Freixo no Rio
22 de Maio de 2022

Jandira Feghali lança pré-candidatura à Câmara ao lado de Marcelo Freixo no Rio

Ex-BBB Beatriz Reis faz teste para atriz de novelas na Globo
08 de Junho de 2024

Ex-BBB Beatriz Reis faz teste para atriz de novelas na Globo

Envolvida em golpe, Luciana Gimenez vai parar na delegacia
29 de Agosto de 2024

Envolvida em golpe, Luciana Gimenez vai parar na delegacia

'Yo, soy Cuba de Akokan': Projeto Cultural promove intercâmbio entre Cuba e Brasil
14 de Maio de 2024

'Yo, soy Cuba de Akokan': Projeto Cultural promove intercâmbio entre Cuba e Brasil

Aguarde..