Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Para estimular a geração de empregos e renda na região, a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda de Macaé e a Subsecretaria de Qualificação e Emprego de Campos dos Goytacazes promoveram, nesta terça-feira (14), um intercâmbio entre os órgãos. O objetivo foi conhecer as boas práticas de cada município e, com isso, gerar ações de transformação local.
A Secretária Adjunta de Trabalho e Renda de Macaé, Sabrina Nunes, em visita ao município de Campos dos Goytacazes, destacou que a ideia foi mostrar o modelo de gestão da pasta, com apresentação do sistema utilizado pelo órgão, além das ações para captação de vagas, que envolvem dados dos trabalhadores e empresas. Em seguida, os representantes das secretarias visitaram as instalações da loja Encontro das Artes, onde são expostos os produtos da economia solidária.
“A troca de conhecimentos e gestão entre as áreas é fundamental. Nosso modelo de gestão para captação de vagas é interessante para Campos, assim como as ações da Diretoria de Economia Solidária são importantes para nós. A ideia é implantar uma iniciativa semelhante como essa na Prefeitura de Macaé, em parceria com diversos órgãos da administração municipal”, frisou Sabrina.
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Campos, Marcelo Mérida, os setores públicos podem desenvolver parcerias que irão contribuir com a população dos municípios e região. “Depois de uma visita nossa a Macaé, o intercâmbio dos setores de trabalho e renda irão aprimorar os instrumentos públicos para servirmos com excelência à população”, disse o secretário.
A Subsecretária de Qualificação e Emprego de Campos dos Goytacazes, Joyce Lessa, destacou que os dois municípios estão em constante desenvolvimento, com troca de conhecimentos, trabalhos e projetos. “O que dá certo para Macaé também pode servir para Campos. E ao contrário, também. Nessa integração todos saem ganhando”, disse a subsecretária.
O diretor de Economia Solidária, Sandro Figueredo, afirmou que é importante o diálogo entre os dois setores em prol da economia solidária, que gera emprego e renda. “Com o compartilhamento de boas práticas todos os municípios do Norte Fluminense têm a ganhar”, acrescentou.
Ações
A Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda de Macaé divulga, toda semana, cerca de 100 vagas de empregos. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade e ambos os sexos, e estão disponíveis no site da prefeitura e na Central do Trabalhador, que funciona na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº (em frente ao Estádio Cláudio Moacyr), Barra de Macaé, das 8h às 17h.
Os empregadores e trabalhadores também podem acessar os links da secretaria para o cadastro de vagas de emprego e consulta de vagas. Aos empresários que quiserem, a Secretaria presta um serviço gratuito de captação de mão de obra qualificada, além de um link disponível para que estes possam disponibilizar as vagas gratuitamente. Além disso, o órgão desenvolve 16 projetos para promover a inserção de profissionais no mercado de trabalho.
Economia Solidária
O Encontro das Artes, loja que comercializa os produtos da economia solidária, funciona no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, em Campos. A proposta é fomentar a economia da cidade, promover e valorizar os trabalhos artesanais, sendo uma alternativa inovadora de geração de trabalho e renda.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!