Traqueobronquite infecciosa canina ,mais conhecida como tossi dos canis

Traqueobronquite  infecciosa canina ,mais  conhecida como tossi dos canis

A traqueobronquite infecciosa canina mais  conhecida como tosse dos canis,

é altamente contagiosa entre os cães domésticos e, geralmente, é transmitida por meio de fômites, aerossóis, sendo causada por  agentes infecciosos como a bactéria Bordetella bronchiseptica e o vírus da Parainfluenza canina, entre outros. Considerada sazonal, a tossi dos canís acomete os cães com maior frequência durante o inverno, sua transmissão ocorre por meio do contato direto entre os cães ou por contato indireto, como  fômites ou pelo ar, através de aerossóis ou pela liberação de secreções respiratórias no ambiente. Os animais que vivem em canis e abrigos, são mais susceptíveis à afecção.
O período de incubação pode variar entre 3 e 10 dias, e o cão acometido pode transmitir a doença para outros animais durante, aproximadamente, duas semanas, principalmente em casos de infecção viral, já que geralmente o período de transmissão ocorre dentro desse prazo. Entretanto, nos casos da presença de Bordetella bronchiseptica, a transmissão pode se prolongar por até três meses ou enquanto não houver a eliminação total do agente no organismo do animal.
Os Principais sinais clínicos são:
* Tosse seca.

* Secreções nasais e oculares. 

•Febre

•Dificuldade respiratoria, em casos mais graves, dispnéia.

FIQUEM ATENTOS: Se o seu pet apresenta um desses sintomas leve-o já ao médico veterinário de sua confiança, pois através da anamnese e exames complementares como hemograma, raio-x torácico, cultura bacteriana é fundamental para o médico veterinário confirma o diagnóstico.

O Tratamento para tosse dos canis:  incluindo a separação de comedouro e bebedouro para animais que são de  canis, abrigos; e terapia de suporte para amenizar os sinais clínicos, evitando o agravamento do quadro. Dependendo de cada caso, o Médico-Veterinário pode prescrever o uso de medicamentos como corticosteróides, antibióticos, broncodilatadores e mucoliticos. 

MELHOR PREVENÇÃO PARA SEU PET SEMPRE SERÁ: Vacinação contra gripe canina, visitas periódicas ao médico veterinário. 
CUIDADOS REDOBRADOS NA ÉPOCA DO FRIO : Utilizar roupinhas de inverno, caminhas, cobertores, menos frequência de banho.

 

Texto; Médica veterinária Priscila gomes da Silva 
Crmv 11546  @pri.vetconsultorio
 

 

Por; Aylla Amancio

Por PetPorVc em 13/08/2024
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..