Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Por João Paulo Saconi O Globo
O TRE do Rio de Janeiro acaba de livrar Cláudio Castro (PL) de um pedido de cassação por supostas contas irregulares em sua campanha à reeleição, em 2022. Desembargadores da Corte entenderam que o MP fluminense falhou na tentativa de comprovar os eventuais problemas por trás da candidatura do governador, de forma que ele não poderia perder o mandato no âmbito dessa ação. Ela foi aberta após aquele pleito, mirando também o vice Thiago Pampolha (MDB).
Cinco desembargadores votaram pela absolvição de Castro e do vice. O relator, Rafael Estrela, foi o primeiro a sinalizar que o governador deveria sair livre das acusações. Depois, vieram Daniela Bandeira, Tatiana Costa, Kátia Junqueira e Henrique Figueira, presidente do TRE. Contra Castro, pela cassação, ficaram somente Peterson Simão e Ricardo Perlingeiro. Um placar, portanto, de cinco a dois.
Esse não é o primeiro pedido de cassação contra Castro que o TRE derruba. No ano passado, a Corte deixou de condená-lo no caso relativo ao suposto desvio de recursos da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) para a contratação de cabos eleitorais. Naquela ocasião, também faltaram provas, segundo os magistrados.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!