Última Hora entrevista o advogado Dr. João Bosco Filho e Andressa Lima

Professor de Direito Processual e Mestre em Direito, o advogado é sócio-fundador do Escritório João Bosco Filho, diretor da Escola Superior de Advocacia da 1ª Subseção da OAB-RJ.
Bosco recebeu da CMNI a Medalha de Mérito Comendador Soares, maior comenda da cidade iguaçuana.

Nascido na cidade de Mendes, no Rio de Janeiro, é filho do também advogado João Bosco Won Held. Formou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes, em 2004. Desde então vem seguindo em sua carreira, se dedicando à docência, especialmente nas cadeiras de Direito Processual Civil e Teoria Geral do Processo. Na 1ª Subseção da OAB/RJ, em Nova Iguaçu, é o diretor-adjunto da Escola Superior de Advocacia. 

Ultima Hora:

Nós do Última Hora estamos aqui no G 10, e nada melhor que entrevistar pessoas que compartilham do conhecimento para os empresários. Eu etou aqui com o Dr. João Bosco Tudo bem. Tudo bem? E Andressa Lima, tudo bem? Tudo bem. Obrigado pelo carinho. André o senhor já soube que você que vai falar pelo porque ele me disse assim toca só algumas palavras aqui para os nossos ouvintes telespectadores do Última Hora. Essa sensação de tá aqui no G 10.

Dr. João Bosco

É uma sensação excelente, olá a todos, más em razão do problema de saúde com a minha voz vou passar a palavra para nossa querida Andressa de Lima do escritório João Bosco Filho Advogados em Nova Iguaçu situado na Baixada Fluminense. 

Última Hora:

Ó ele falou muito até pediu que até eu não posso falar muito, más eu já vou dar a dica. Ele ontem estava fazendo uma palestra. Isso. E essa palestra consumiu a voz dele. Imagina o que esse homem deve ter dito. Em pouco tempo já falou muita coisa. Andressa, vamos lá, vamos falar um pouquinho sobre a área de direito hoje o direito ele é fundamental para qualquer empresário. Qual é a dica que o seu escritório daria hoje para o empresário que está começando dentro da área. 

Andressa Lima:

Primeiramente bom dia e aí eu agradeço em nome do escritório João Bosco a oportunidade de estarmos aqui, de termos sido convidados, é uma honra que a gente participar do evento e de fato às pessoas tem uma visão de que o advogado ele só é importante quando o problema já surgiu más a dica que a gente dá hoje é para você que tá começando ou já é estabelecido nesse ramo, que busque o escritório de advocacia de uma forma consultiva, não é? De modo que você consiga gerenciar os problemas que podem vir a acontecer no seu empreendimento. Gerenciar os seus problemas você sabe que eu sou empresário e eu sei como empresário dá dificuldade de se vivenciar um problema. E gerenciar um problema é como se diz é difícil porque eu nunca sei quando o problema vai acontecer. O que o que leva eu ter um problema são as minhas ações, ações e atitudes mal colocadas, mal feita me levam a eu ter um problema que me faz buscar o direito. Eu creio que antes de eu começar em qualquer coisa, a primeira que eu tenho que ter são na minha visão é, o bom advogado ou o escritório de advocacia e uma boa área contábil que vai me orientar a ligar esses dois pontos. Eu pergunto pra você, e vou me colocar aqui num empresário começando e procure o escritório de vocês, o escritório de advocacia João Bosco. 

Ultima Hora:

Como é o primeiro passo que vocês aconselham à esses que são empresários, que estão nos ouvindo, estão começando a ter. Qual é o primeiro passo, dica de vocês primeiro uma assessoria, por óbvio, né? 

Andressa Lima:

E às perguntas básicas, tem a elaboração de um contrato, esse contrato tá embasado dentro das normas jurídicas, e cuidando até do próprio não só do cliente, não é? E isso é uma forma de prever possíveis danos, digamos assim, em uma prestação de serviço. Então, acho que essa dica seria inicial. 

Última Hora:

De que forma jurídica você consegue cuidar ali dessa relação que você vai ter com o seu cliente Vanessa, acho que cabe uma, desculpa, Andressa, vale mais um questionamento, vamos lá. Por muitas vezes quando a gente monta um negócio, né? E aí eu acho que vocês podem me orientar e orientar meus ouvintes. Quando eu monto um negócio, a primeira coisa que eu procuro é um contador pra registrar a minha marca. Já notei que normalmente todo mundo faz isso. Absoluta que o contador para me ajudar. E na verdade eu acho que a primeira coisa que eu preciso ter é um advogado. Para me orientar quanto a esse contrato que eu tô fazendo contrato de negócio, contrato social, contrato de locação, porque as cláusulas são totalmente diferentes do entendimento contábil. Eu te pergunto, vale a pena eu contratar pra ser ter uma assessoria aonde eu tenho um investimento mensal Com certeza. O que é mais garantido eu te pagar mensalmente o valor, mas eu tô tranquilo pra você fazer o que você acabou de dizer, assessoria empresarial e também pessoal, vocês também cobrem esse lado meu pessoal se eu quisesse hoje contratar o escritório? Hoje o escritório João Bosco, ele trabalha de inúmeras formas em relação a essa prestação de serviço, tá? A gente cuida tanto da pessoa física quanto da pessoa jurídica. Então, você empresário como pessoa física, terá ali seus cuidados escritório. E a sua pessoa jurídica também. Então essa contra essa contraprestação entre o escritório para com sua empresa ou com o empreendedor é feita de moda artesanal. Então olha, você busca história e fala eu preciso disso e isso e isso. Eu preciso que você cuide tanto da empresa quanto dos meus problemas pessoais, dá pra gente fazer? Dá, a gente senta, conversa, existe reuniões, a gente ajusta o contrato de acordo com a necessidade do cliente. Olha, é muita informação. Eu sei que você chamar de você, tá doutor? Porque aqui com todo respeito. Vamos lá. E eu sei que ela já falou tudo, mas eu gostaria de uma dica, o senhor é o João Bosco, o responsável pelo escritório. João Bosta de de advocacia, uma dica pra esse empresário que vivenciou uma experiência dentro da sua da sua atividade que não foi positiva. E qual é o caminho que ele deve seguir? Além da contratação da parte jurídica, mas qual o caminho? A eu digo assim, a tranquilidade, o equilíbrio que a gente a gente fica meio desequilibrado quando um problema com a fiscal chega lá eu ligo pro meu advogado, olha chegou o fiscal trabalhista, chegou o fiscal da saúde e a gente não sabe aí ela fala a minha advogada fala olha faz isso, faz isso, faz isso tá com medo. Chegou o fiscal, moçou aquela carteira e vocês são muito tranquilos pra isso. Vocês sabem resolver coisas que a gente não sabe. Explica, doutor, dê essa dica para nós.

Andressa Lima:

Eu acho que em primeiro lugar existe entre o advogado e o cliente uma relação de confiança, essa relação de confiança ela é determinante pro sucesso evidentemente dos projetos, o sucesso da atividade empreendedora E além disso, a dica que eu dou, né? Pra fins de contratação de um histórico de advocacia, buscar alguém que tenha experiência na área, que tenha estrutura, uma equipe que esteja principalmente disponível, num é? E que a gente seja uma relação fundada em confiança. Eu acho que esses ingredientes são fundamentais pra que essa relação seja uma relação exitosa.

Texto de áudio: Arinos Monge.

Por Coluna Arinos Monge em 31/05/2023
Publicidade
Aguarde..