' A Desmontagem da Escravidão': espetáculo realiza ciclo de apresentações em espaços populares do Rio de Janeiro. Dias 27 e 29 de agosto

A pe

' A Desmontagem da Escravidão': espetáculo realiza ciclo de apresentações em espaços populares do Rio de Janeiro.  Dias 27 e 29 de agosto

Levar aos palcos uma dramaturgia focada no resgate do passado glorioso do continente ancestral, a resistência negra organizada em Quilombos, na África e nas Américas, demonstrando como o modelo de unidade dos Quilombos e estratégia militar, poderia ter frustrado a invasão europeia. Todo esse enredo serve como pano de fundo para o espetáculo “A Desmontagem da Escravidão”, que circulará por espaços populares do Rio de janeiro, no mês de julho e novembro. As apresentações serão nos dias 27 e 29 de agosto, no Instituto Benjamin Constant e Instituto Cultural Pena Máxima, na Glória. 

Apresentar ao público mais informações sobre a história da África e das suas diásporas, dado que muitos informes estão em língua estrangeira, uma estratégia de impedir o acesso barrado pelo idioma português. O Brasil é a maior diáspora negra e possui, inclusive, a segunda maior população negra do mundo, atrás apenas da Nigéria. Segundo o dramaturgo e ator, Paulo Mileno, os objetivos da peça são resgatar a potência da resistência quilombola, a magia da ancestralidade, transformar a história e empoderar a população da zona oeste e das favelas.

Contemplado no Edital “Fazendo Arte RJ”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a circulação de “A Desmontagem da Escravidão” realizará 20 horas apresentações em escolas estaduais, unidades socioeducativas, ONGs e bibliotecas públicas.

“Para provocarmos a imaginação dos alunos, pediremos para olharem para as imagens do retroprojetor no telão que revelam como a África é bem maior que a Europa. Com seus diversos Reinos e Impérios, poderia ter engolido a Europa se houvesse unidade. As fotos dos Castelos ainda de pé, dos Palacetes e das ruínas das Muralhas e Fortalezas Africanas, serão exibidas no telão durante esse momento de elucidação do conflito da dramaturgia”, explica Paulo Mileno.

“Nesse acerto de contas com a história, devemos fazer um acerto de contas com a narrativa também. O que os europeus fizeram na África e Américas foram invasões e genocídio. Colonizar é povoar e transferir cultura”, finaliza.

O espetáculo conta, além de Paulo Milano na condução, com uma das atrizes mais talentosas desta nova geração, quem solidificando a carreira desde o início dos anos 2000 até então, Aisha Jambo, quem tem acumulado ótimas participações em grandes produções da televisão brasileira e no cinema nacional.

“É uma alegria integrar um espetáculo que bebe na fonte do teatro popular, do terreno híbrido com a mistura de linguagens artísticas sempre com foco no brincante. E pela importância de dialogar com o público adolescente buscando, através da ótica de personagens, uma Rainha e um Rei negros, revisitar o período da Escravidão dos povos africanos, honrando os passos dos nossos ancestrais e buscando uma atitude mais consciente e coerente dos fatos.” - Aisha Jambo.

A peça tem apoio da Escola da Cultura RJ, do Centro de Artes Calouste Gulbenkian, do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro Brasileiros e da Abafu Cultura e Movimento.

Com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Ministério da Cultura, Governo Federal.

SERVIÇO:

Espetáculo: A Desmontagem da Escravidão

Apresentações:

Instituto Benjamin Constant - Av. Pasteur, 368 - Urca, Rio de Janeiro. Dia 27 de agosto, às 10h.

Instituto Cultural Pena Máxima - Casa da Glória, Endereço: Ladeira da Glória, 98 - Glória, Rio de Janeiro - RJ, 22211-011.  Dia 29 de agosto, 19h.

FICHA TÉCNICA:

Idealização, produção executiva, dramaturgia, pesquisa e elenco: Paulo Mileno

Elenco: Aisha Jambo 

Copy Desk e Cenário: Sueli de Carvalho

Direção, Visagismo e Caracterização: Alex Palmeira

Figurino e acessórios: Abafu

Audiodescrição: Damu Shiva

Assessoria de Imprensa: Alessandra Costa

Social Media: Pérola Morena

Design Gráfico: TAWeb Soluções Digitais - identidade visual

Iluminação, Fotografia, Filmagem e Edição: Patrick Lima

Produção: Nelson Neto

Co Produção: Jambo Produções Artísticas

Realização: Mpumelelo Kwami e Jambo Produções

 

 

 

 

Por Cultura e Entretenimento em 10/08/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

1º Festival de Solos de Niterói, promovido pela Scuola di Cultura, apresenta gratuitamente cinco monólogos teatrais
03 de Setembro de 2024

1º Festival de Solos de Niterói, promovido pela Scuola di Cultura, apresenta gratuitamente cinco monólogos teatrais

Betoh Cascardo e Bernardo Langlott fazem planos para o futuro, dias antes do jornalista passar por cirugia íntima!
04 de Agosto de 2022

Betoh Cascardo e Bernardo Langlott fazem planos para o futuro, dias antes do jornalista passar por cirugia íntima!

Câmara instala Frente de Defesa das Favelas, e ministros de Lula acompanham em peso
15 de Junho de 2023

Câmara instala Frente de Defesa das Favelas, e ministros de Lula acompanham em peso

Machucada após agressão, Ana Hickmann registra ocorrência contra o marido
12 de Novembro de 2023

Machucada após agressão, Ana Hickmann registra ocorrência contra o marido

Aguarde..