1º Festival de Solos de Niterói, promovido pela Scuola di Cultura, apresenta gratuitamente cinco monólogos teatrais

A homenagem, considerada a maior honraria do parlamento fluminense, partiu do deputado Sergio Fernandes

1º Festival de Solos de Niterói, promovido pela Scuola di Cultura, apresenta gratuitamente cinco monólogos teatrais

Na semana de 9 a 13 de setembro o público fluminense terá a oportunidade de assistir gratuitamente cinco monólogos premiados de teatro que serão apresentados durante o 1º Festival de Solos de Niterói. Promovido pela Scuola di Cultura com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o Festival de Solos irá reunir criadores e amantes do teatro para uma semana de imersão artística e trocas inspiradoras no Teatro GayLussac, no bairro São Francisco.

Um espetáculo por dia, de segunda a sexta-feira sempre às 19h, com entrada gratuita, contando com os atores: Marcio Nascimento, Marcia do Valle, Gustavo Damasceno, Rose Abdalla e Júlio Adrião. Os cinco atores veteranos que participam do Festival de Solos, apesar de estarem, cada um sozinho no palco em suas apresentações, trazem consigo diversas técnicas e recursos que preenchem o palco e encantam a plateia com performances arrebatadoras. Os monólogos selecionados no Festival apresentam um panorama do que há de melhor na linguagem.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do festival, no dia 9 (segunda-feira), ficará por conta de “Iago”, com Marcio Nascimento. Inspirado no clássico vilão shakespeariano de “Otelo”, o espetáculo explora a mente do personagem de forma intensa e introspectiva, prometendo impactar o público com sua complexidade psicológica.

No dia 10 (terça), será a vez de “Uma Peça para Fellini”, com Marcia do Valle. Um tributo ao lendário cineasta italiano, a peça é uma mistura de memórias e poesia, levando o público a uma jornada cinematográfica e emocional.

No dia 11 de setembro (quarta), Gustavo Damasceno sobe ao palco com “Outra Revolução dos Bichos”, uma releitura contemporânea da clássica fábula de George Orwell. A peça propõe uma reflexão sobre o poder e a resistência em tempos modernos, atualizando a mensagem da obra para o cenário político atual.

Já no dia 12 (quinta), Rose Abdallah apresenta “Só Vendo Como Dói Ser Mulher de Tolstói”. O monólogo traz uma visão crítica e bem-humorada sobre as personagens femininas do famoso escritor russo, dando voz às angústias e desafios de ser mulher em um mundo muitas vezes narrado pelos homens.

O encerramento do festival, no dia 13 de setembro (sexta), contará com “A Descoberta das Américas”, estrelado por Júlio Adrião. A peça, premiada nacional e internacionalmente, narra as aventuras de um bufão que descobre o Novo Mundo, com uma mistura de humor e crítica social que já conquistou plateias por onde passou.

Roda de Conversa

Além das apresentações dos espetáculos, o 1º Festival de Solos de Niterói traz ainda, no dia 13 (sexta-feira), uma roda de conversa com os participantes do Festival, logo após o monólogo de Júlio Adrião. O bate-papo, conduzido por Marcos Acher, será uma oportunidade única para o público interagir com os artistas, discutir o processo criativo e refletir sobre as temáticas abordadas nas produções.

O Coordenador da Scuola di Cultura, Fabrizio Sassi, comenta sobre a escolha dos espetáculos apresentados no evento. “A seleção dos cinco monólogos que estarão em cartaz no Festival de Solos faz um panorama do talento de atores que brilham com textos e produções de excelência. É uma ótima oportunidade para o público assistir os monólogos e ainda participar da roda de conversa”, observou.  

O Festival de Solos foi contemplado no edital da SMC através da chamada pública de Fomentão - SMC 01/2023, conforme termo de compromisso Nº 437 /2023.

 
*SERVIÇO*
Festival de Solos da Scuola di Cultura
Data: 9 a 13 de setembro de 2024
Horário das peças: 19h
Local: Rua Coronel João Brandão, 87 – São Francisco – Niterói
Entrada: Gratuita (distribuição inscrições pelo Sympla com link para cada espetáculo divulgado através do Instagram da Scuola di Cultura).

Mais informações: https://www.instagram.com/scuoladicultura/

*Programação:*
- 09/set: Iago, com Marcio Nascimento – 19h
- 10/set: Uma Peça para Fellini, com Marcia do Valle – 19h
- 11/set: Outra Revolução dos Bichos, com Gustavo Damasceno – 19h
- 12/set: Só Vendo Como Dói Ser Mulher de Tolstói, com Rose Abdallah – 19h
- 13/set: A Descoberta das Américas, com Júlio Adrião (seguido de roda de conversa) – 19h

Por Ultima Hora em 03/09/2024

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Economia brasileira cresce 1,9% no primeiro trimestre deste ano
01 de Junho de 2023

Economia brasileira cresce 1,9% no primeiro trimestre deste ano

ÍCONES DA MÚSICAS POP BREVE ESTARÃO DE VOLTA
18 de Março de 2024

ÍCONES DA MÚSICAS POP BREVE ESTARÃO DE VOLTA

Pedro Fiholly: Estrela da Literatura Brasileira que Brilhará no Palco da Fama
28 de Dezembro de 2023

Pedro Fiholly: Estrela da Literatura Brasileira que Brilhará no Palco da Fama

Entrevista exclusiva com Súsana Cardôso, diretora do Miss Brasil Beleza Internacional
06 de Julho de 2023

Entrevista exclusiva com Súsana Cardôso, diretora do Miss Brasil Beleza Internacional

Aguarde..