170 anos de estrutura ferroviária no Brasil: promessas não cumpridas - Por Pricila Menin

170 anos de estrutura ferroviária no Brasil: promessas não cumpridas - Por Pricila Menin

  A infraestrutura ferroviária do Brasil, iniciada no século XIX com a inauguração da primeira linha em 1854, teve um começo promissor. A intenção era conectar as regiões produtivas aos mercados consumidores e portos de exportação. No entanto, a partir da década de 1950, o país passou a priorizar o transporte rodoviário, deixando as ferrovias em segundo plano. Essa mudança resultou em uma rede ferroviária obsoleta, com falta de manutenção e tecnologias ultrapassadas, prejudicando a eficiência no transporte de cargas e passageiros.

Nos últimos anos, o governo brasileiro vem tentando reverter esse quadro através de concessões e parcerias público-privadas, visando atrair investimentos para modernizar e expandir a malha ferroviária. Um exemplo é a concessão da Ferrovia Norte-Sul, que busca melhorar a logística de transporte de cargas agrícolas e minerais.

Apesar desses esforços, ainda há muito a ser feito para atender à crescente demanda e modernizar toda a rede ferroviária. A modernização das ferrovias é crucial não apenas para a economia, mas também para o meio ambiente. O transporte ferroviário emite menos gases de efeito estufa e consome menos combustível em comparação ao rodoviário. Além disso, reduzir o tráfego de caminhões nas estradas diminui a degradação das rodovias e a ocorrência de acidentes.

 Para maximizar esses benefícios, é essencial que os projetos ferroviários priorizem a sustentabilidade, adotando tecnologias verdes e minimizando os impactos ambientais. O futuro das ferrovias no Brasil depende de um esforço coordenado entre governo e iniciativa privada. Um plano estratégico de longo prazo, apoiado por políticas públicas eficazes e incentivos econômicos, é necessário para atrair investimentos e garantir a viabilidade dos projetos.

A modernização requer não apenas recursos financeiros, mas também um compromisso com a inovação e a sustentabilidade, investindo em tecnologias avançadas e integrando diferentes modos de transporte. Embora a infraestrutura ferroviária do Brasil tenha muito a melhorar, com investimentos adequados e um compromisso firme com a sustentabilidade, é possível transformar as ferrovias em um motor de desenvolvimento econômico e ambiental, contribuindo para um futuro mais próspero e sustentável.

 

Pricila Menin, jornalista, advogada, presidente do Instituto InvestBrasil, secretaria executiva da Frente Investe Brasil do Senado Federal em Apoio aos Investimentos Estrangeiros.

Por Ultima Hora em 05/08/2024
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