Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2024 - Considerado o mal do século XXI, o estresse é uma resposta natural do organismo que ocorre quando vivenciamos determinados estímulos, provocando reações físicas e emocionais. Nesta segunda-feira (23/09), no Dia Mundial do Combate ao Estresse, é importante chamar atenção para essa condição que atinge 90% da população mundial.
O estresse pode ser desencadeado por uma variedade de fatores, como pressão no trabalho, problemas de relacionamento, preocupações financeiras e mudanças no cotidiano. Os principais sinais de alerta para identificar o estresse são: ansiedade e preocupação; irritabilidade e mudanças de humor; dificuldades de concentração; fadiga física e mental; problemas de sono; além de sintomas físicos como dores de cabeça, tensão muscular e problemas digestivos.
A neurologista Isadora Sodré, da Hapvida NotreDame Intermédica, explica que identificar as causas do estresse é o primeiro passo para gerenciá-lo de forma eficaz.
“Como não é possível erradicá-lo, é necessário estar atento para os sinais que o corpo registra. O estresse exacerbado pode provocar doenças cardiovasculares, transtorno de ansiedade, depressão, síndrome do pânico, síndrome de Burnout, entre outras enfermidades”, alerta Sodré.
Para evitar situações estressantes, é recomendável realizar atividades de autocuidado como respiração profunda e técnicas de relaxamento; evitar o uso de eletrônicos antes de dormir; alimentar-se corretamente; e praticar atividades físicas. A médica lembra, ainda, que se os sintomas persistirem ou se agravarem, é indicado procurar apoio de um profissional de saúde mental.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!