Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo que rola na sua região.
“Vai da sua ocasião. Vai da sua necessidade. Com o comando, tudo tem que ser justo. Aqui na favela, pode ter certeza que os moradores preferem 50 irmãos do comando do que 50 viaturas. A polícia bate muito na gente. Se a polícia tratasse bem e se a cadeia fosse do jeito que tem que ser, não ia precisar fazer uma organização. O governo criou isso. E agora tem que arcar com as consequências.”
A frase acima foi dita por um integrante do PCC (Primeiro Comando da Capital) durante uma entrevista cedida para a Record TV, em um bairro periférico do extremo Sul da capital paulista. Assim como ele, pelo menos 35.000 pessoas integram a maior organização criminosa do país, que está presente em todas as esferas da sociedade, incluindo diferentes classes sociais, bairros e etnias.
Nascido em São Paulo em 31 de agosto de 1993, motivado, entre outros fatores, pelo Massacre do Carandiru, ocorrido em outubro de 1992, o PCC avançou para outros estados e países com o passar do tempo. Em pleno processo de cartelização, a facção paulista tenta estabelecer uma lavagem de dinheiro refinada e se conecta a outras organizações criminosas ao redor do mundo, como, por exemplo, a máfia italiana ‘Ndrangheta.
O PCC, no entanto, é apenas uma das 53 facções criminosas que atuam no Brasil. O dado, levantado com exclusividade pelo Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV com base em investigações de diferentes órgãos dos governos federal e estaduais, não inclui milícias. Facções e milícias são organizações criminosas. O que diferencia os dois grupos, apesar de semelhanças, é a ligação intrínseca das facções com os presídios, enquanto as milícias têm elos com polícias.
O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional. Ele não age apenas na compra de maconha e cocaína de países produtores, mas também exporta toneladas de drogas para Europa, África e Ásia por meio de navios de carga que atracam na costa brasileira. Já o CV (Comando Vermelho), que é a facção mais antiga do país, ocupa o posto de segunda maior do Brasil. Apesar de ter sido a primeira a chegar no Paraguai, onde busca drogas e armas, o CV não tem tradição de exportar cocaína para outros continentes.
Das 27 unidades federativas do país, apenas quatro têm o domínio de uma só facção em seu território: São Paulo, Mato Grosso do Sul e Piauí têm como única facção o PCC. Já o Mato Grosso é dominado apenas pelo CV. Há conflitos violentos dentro do sistema penitenciário, em atividade, em pelo menos 11 estados. E, nas ruas do país, há regiões de conflito de facções em ao menos 9 estados.
O mapa das facções
As facções divididas por estado:
Acre: CV, PCC, Bonde dos 13, Ifara
Amapá: CV, PCC, Família Terror do Amapá, Amigos para Sempre, União do Crime do Amapá
Alagoas: CV, PCC
Amazonas: Cartel do Norte, PCC, CV, TCP, Crias da Tríplice
Bahia: PCC, Katiara, Comando da Paz, Caveira, Bonde do Maluco, Mercado do Povo Atitude, Ordem e Progresso, Bonde do Ajeita
Ceará: PCC, CV, Guardiões do Estado
Distrito Federal: CV, PCC e Comboio do Cão
Espírito Santo: PCC, Primeiro Comando de Vitória, Trem Bala
Goiás: PCC, CV, Família Monstro
Maranhão: Bonde dos 40, PCM, PCC
Mato Grosso: CV
Mato Grosso do Sul: PCC
Minas Gerais: PCC, Família Monstro
Pará: PCC, CV, Comando Classe A, Bonde dos 30, União do Norte, Equipe Rex, Equipe Real
Paraíba: PCC, Okaida, EUA
Paraná: PCC, Máfia paranaense
Pernambuco: PCC, Okaida
Piauí: PCC
Rio de Janeiro: CV, Amigo dos Amigos, Terceiro Comando Puro, Milícias
Rio Grande do Norte: PCC, CV, Sindicato do Crime
Rio Grande do Sul: Abertos, Bala na Cara, Os Manos, Comando Pelo Certo, Farrapos, Unidos pela Paz, Os Tauras, Vândalos, Mata rindo, Grupo K2, Cebolas, PCI e PCC
Rondônia: PCC, CV, Primeiro Comando do Panda
Roraima: PCC, CV
Santa Catarina: PCC, Primeiro Grupo Catarinense, CVSC, Força Revolucionária Catarinense, Primeiro Crime Revolucionário Catarinense
São Paulo: PCC
Sergipe: PCC, Bonde dos Maluco, CV
Tocantins: PCC, CV, Máfia tocantinense
Fonte: Núcleo de Jornalismo Investigativo da Record TV
#FacçõesCriminosas #CrimeOrganizado #PCC #ComandoVermelho #ViolênciaUrbana #Tráfico #Investigação #RecordTV #Segurança #Polícia
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!