A cultura, Hanukkah e o Natal

Por Silvia Blumberg

A cultura, Hanukkah  e o Natal

Todos os anos desde bem antes de Yeshuah ( Jesus  Cristo) nascer,  os judeus comemoravam  o milagre de Hanukkah. 

O que é Hanukkah? ( se lê Ranuká) 
“Chanucá ou Hanucá é uma festa judaica, também conhecido como o Festival das luzes. "Chanucá" é uma palavra hebraica que significa "educar" ou "inauguração".

A primeira noite de Chanucá começa após o pôr do sol do 24.º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias.”
Wikipédia

“O “Festival das Luzes” celebra a luta da comunidade judaica pela liberdade de praticar sua religião. O Hanukkah celebra a reconquista do Segundo Templo em Jerusalém pelo povo judaico na década de 160 A.C. Na época, o então rei Antíoco IV proibiu a religião e as práticas judaicas e decretou que os judeus deveriam adorar os deuses gregos no Templo.

O sacerdote judeu Mataias, seu filho Judá Macabeu e seu exército (os Macabeus) se revoltaram, forçando Antíoco IV a sair da Judeia.
Macabeu e seus seguidores recuperaram o Templo e reconstruíram o altar judeu, possibilitando que eles pudessem voltar às suas práticas religiosas.

Quando o altar foi reconstruído por Macabeu e seu exército do templo de Jerusalém, parte do processo incluiu reacender as menorás que foram proibidas.

Os soldados só tinham óleo suficiente para acender a menorá por uma única noite, mas a lenda diz que o pouco óleo disponível queimou por oito noites inteiras, sendo este o milagre de Hanukkah.
É por isso que a celebração dura oito noites.

Para comemorar a festividade, muitas famílias judias seguem a tradição de acender uma vela por noite do Hanukkah, utilizando a nona vela, que fica no meio, para acender as outras” CNN em 07/12/2023 

E o Natal? Como surgiu?
É uma festa que celebra o nascimento de um judeu, o qual não se sabe exatamente a data de nascimento, há relatos que Yeshuah ( Jesus) nasceu em abril: 

“Natal (com inicial maiúscula) é o nome da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do Cristianismo. O dia de Natal, 25 de dezembro, foi estipulado pela Igreja Católica no ano de 350 através do Papa Julio I, sendo mais tarde oficializado como feriado.

A Bíblia não diz nada sobre o dia exato em que Jesus nasceu e por isso a comemoração do Natal não fazia parte das tradições cristãs no início. O Natal começou a ser celebrado para substituir a festa pagã da Saturnália, que por tradição acontecia entre 17 e 25 de dezembro. A comemoração do Natal em substituição dessa celebração foi uma tentativa de facilitar a aceitação do cristianismo entre os pagãos.

Apesar disso, alguns estudiosos afirmam que Jesus terá nascido em Abril, e que a data foi instituído pela Imperador Romano Constantino para agradar os cristãos”https://www.seed.se.gov.br/noticia.asp?cdnoticia=10039#:~:text=O%20dia%20de%20Natal%2C%2025,das%20tradi%C3%A7%C3%B5es%20crist%C3%A3s%20no%20in%C3%ADcio. Em 22/12/2015

Teria Constantino se inspirado na festa das luzes  judaica para criar a festa natalina? 

Uma curiosidade: se Jesus estivesse vivo teria 2023 anos! E precisamos ter um mínimo de lógica para concluir que ele judeu, nascido em Nazaré e frequentador de Jerusalém  são fatos que provam que o território onde hoje é Israel vivem  os judeus há milhares de anos! 

Neste final de ano  tanto Hanukkah quanto o Natal estão  mais para luto coletivo do que para comemorações e ou festas.
Guerras em vários continentes, ditaduras se preparando para expandir territórios, ataques terroristas, sequestros, milhares de mortes de civis nos confrontos e ainda temos os fenômenos climáticos que estão obrigando milhões de pessoas se mudarem para locais mais seguros e pouco a pouco só aumentam  os índices de pobreza, a insegurança alimentar e a luta pela disputa de espaços além de problemas com água , saneamento dentre  outros.

Todos estes fenômenos só nos apontam atitudes urgentes voltadas o mundo espiritual e material:   Vamos precisar nos alinhar com os anjos,  com os salvadores, com todos os  santos ( para quem acredita nos santos) , com todos os orixás  e com tudo que há de sagrado e ou de crenças espirituais para melhorar os prognósticos sobre nosso planeta e sobre nossos destinos.

Cada um de nós precisa compreender o quanto a história é distorcida, o quanto interesses políticos e econômicos podem deformar realidades e ainda nossas imperfeições e dificuldades de julgarmos o que é verdadeiro ou falso. 

Somente nós humanos poderemos nos salvar e salvar o planeta!
Vamos acender todas as velas e todas as luzes possíveis para iluminar o caminho do bem e da prosperidade.

Precisamos do máximo de inteligência, de informações confiáveis e de muita sensibilidade e critérios para nossas escolhas e tomadas de decisões.

Por Ultima Hora em 11/12/2023
Publicidade
Aguarde..