A EXPANSÃO DA UERJ

Por Ricardo Lodi

A EXPANSÃO DA UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vem crescendo continuadamente nos últimos tempos. Apesar da pandemia de Covid-19, que produziu impactos sociais, econômicos, políticos e culturais de ordem global, a Uerj conseguiu superar todas as dificuldades impostas pela crise sanitária, retomando a sua política de expansão e interiorização, levando o projeto exitoso de educação pública, gratuita, laica, inclusiva, socialmente referenciada e de qualidade à diversas cidades fluminenses.

Esse movimento teve início com a inauguração do Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro,  que chegou a ser administrado pela rede privada,  voltando a fazer parte do Sistema Único de Saúde (SUS), na Baixada Litorânea, em novembro de 2021. A unidade vai atender aos alunos do curso de Ciências Médicas, que vai funcionar no  novo campus Cabo Frio, oferecendo também graduações em Ciências Ambientais e Licenciatura em Geografia.

Outra ação importante foi a incorporação do Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo), em Campo Grande. Uma conquista histórica,  que vai aproveitar as expertises dos profissionais locais, permitindo o desenvolvimento de  projetos de ensino, pesquisa e extensão da Uerj na região. O campus Zona Oeste em breve estará funcionando numa nova sede, em imóvel a ser adquirido no mesmo bairro.

O coração do subúrbio do Rio também entrou no projeto de expansão da Uerj com o campus Vaz Lobo.  A unidade vai funcionar no prédio da antiga Faculdade Nuno Lisboa, oferecendo cursos de graduação escolhidos pela comunidade local, como Direito,  Administração e Enfermagem, após escuta social realizada pela Universidade pelas ruas dos bairros da Zona Norte, com mais de 10 mil pessoas de diversas faixas etárias. 

Do mesmo modo, demos o primeiro passo para a implantação do campus Maricá, que vai contar com graduação em Engenharia, além de várias atividades de ensino, pesquisa e extensão. Na sequência, implementamos a Universidade do Mar, na Baía de Guanabara, o Centro Cultural da Democracia, no Casarão do Catete e demos uma nova e adequada sede ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ),  no Rio Comprido.

Instalamos os Polos de Extensão e Cultura em Magé, Paty do Alferes, Barra Mansa, Valença, Resende, Madureira, Cabo Frio, Três Rios, Itaguaí e Niterói.

Em breve outros polos virão, levando pré-vestibular social, bem como projetos de esporte e cultura para a população fluminense mais carente.

Tudo isso só foi possível a partir da articulação com os agentes públicos do Estado, inversão de prioridades orçamentárias e da busca por recursos devidos  constitucionalmente, de acordo com o índice da educação, e que não vinham sendo repassados à Uerj.

Contudo, o quadro da educação no Brasil continua exigindo a mobilização de todos, de forma que as vitórias não sejam passageiras.  É preciso institucionalizar as conquistas da Uerj levando-as a todas as universidades e escolas do Brasil, para fazer da educação, da ciência e tecnologia e da saúde pública prioridades do governo do nosso país.

Ricardo Lodi é ex-reitor da UERJ

Por Ultima Hora em 27/04/2022

Comentários

  • A Educação é o movimento básico para que um país seja respeitado mundialmente, espero que este movimento não seja demagógico, mas sério para que realmente se constate a eficiência deste processo no nosso Estado e venha dar frutos à ele.
    Ruy da. Silveira Brito Filho
    09/05/2022

Notícias Relacionadas

O humorista Rodrigo Marques faz show de stand up no Qualistage  Com abertura de Hélio de la Peña.
10 de Março de 2025

O humorista Rodrigo Marques faz show de stand up no Qualistage Com abertura de Hélio de la Peña.

Sábado terá noite de tango no Soberano
30 de Dezembro de 2024

Sábado terá noite de tango no Soberano

Pilar Victoria: A Promessa do Chillout-Pop Lança “Bloomed In Snow”
04 de Novembro de 2024

Pilar Victoria: A Promessa do Chillout-Pop Lança “Bloomed In Snow”

Ex- A Grande Conquista, Poliana Roberta será musa do Império Serrano
09 de Setembro de 2024

Ex- A Grande Conquista, Poliana Roberta será musa do Império Serrano

Aguarde..