A guerra é aqui!

A guerra é aqui!

 

Terror urbano

Atos terroristas se tornaram tão comuns no Rio de Janeiro que nem essa classificação etimológica é dada ao fato, banalizando a violência e a criminalidade no cartão-postal mais famoso do país. A tarde desta segunda-feira, 23, não foi diferente.

Queda de braço 

O tráfico e as milícias dominam o Estado sob o olhar compassivo e leniente da gestão pública. Vide as milhares e milhares de mortes de inocentes que acontecem rotineiramente numa banalização visceral da vida humana.

  Falso poder

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), foi às suas redes sociais comemorar a operação policial que prendeu milicianos e matou o número 2 da milícia na Zona Oeste carioca, como se fosse uma ação que amendrontasse o crime organizado. Em reação, bandidos incendiaram cerca de 30 ônibus do transporte coletivo afetando e prejudicando diretamente cinco bairros e centenas e centenas de trabalhadores que só querem retornar em paz às suas casas depois de um dia exaustivo de trabalho. "O crime organizado que não ouse desafiar o poder do Estado", disse Castro. Será?!

Tudo pronto

O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da reforma tributária, entrega o relatório da PEC na CCJ da casa legislativa amanhã, 24, e afirma que agora começam as "negociações políticas" em torno da matéria. A previsão otimista do relator é que a proposta seja votada e aprovada no Senado em novembro. Mas, os bastidores mostram outro cenário.

Poder limitado

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, tem dito que o embate entre o Supremo e o Congresso Nacional está "superpacificado". Mas não é bem assim não. O Senado, por exemplo, está firme no propósito de "cortar as asas" da corte máxima da Justiça brasileira no que diz respeito às decisões monocráticas. A PEC que limita essas decisões é o primeiro item da pauta de votações no plenário da casa desta terça-feira, 24.

Pauta travada

Embora tenha publicitado a votação do PL das Offshores na semana passada, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-SP), não teve força política para levar adiante a votação da pauta na ausência do presidente da casa, deputado federal Arthur Lira (PP-AL). Agora com Lira retornando as atividades legislativas após viagem oficial à Ásia, a matéria promete avançar na Câmara.

Hora da verdade 

Está chegando o final do ano e a única diplomata negra, passível de ser promovida ao último nível da carreira, já está na expectativa se o Itamaraty vai ser justo e conceder-lhe a promoção à Ministra de Primeira Classe, que ela vem aguardando há quase dez anos, mas que está sendo sistematicamente negada em detrimento de terceiros, mesmo preenchendo todos as exigências profissionais e estando dentro de todos os requisitos legais. Tá ficando feio, hein. Alô Mauro Vieira!

Resgate

Mais de duas semanas depois do início do conflito entre Israel e a Faixa de Gaza, patrocinado pelo grupo terrorista Hamas, o governo federal já conseguiu repatriar mais de 1,2 mil brasileiros que estavam em Israel. No entanto, os 26 que estão na Faixa de Gaza ainda aguardam autorização para serem retirados.

Quem vai ganhar?

Javier Milei chegou no dia da eleição presidencial na Argentina como favorito, mas teve que se contentar com um surpreso segundo lugar. O segundo turno já começou e o ultradireitista vai ter que correr pra "reaver" votos conquistados pelo adversário, Sergio Massa. A segunda fase da eleição acontece dia 19 de novembro.

Por Coluna Valéria Costa em 23/10/2023
Publicidade
Aguarde..