A pauta econômica na ordem do dia

A pauta econômica na ordem do dia

 

Será que vai?

As próximas duas semanas serão de esforço concentrado na Câmara dos Deputados para a votação de pautas sensíveis e delicadas ao governo federal, mas urgentes: o voto de qualidade no Carf; o arcabouço fiscal; e a reforma tributária.

Pra última hora

E como é de praxe, essas pautas econômicas ficaram para o final, na curva do recesso parlamentar. Embora o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tenha tomado as rédeas do debate da reforma tributária, o assunto ainda não é matéria fechada e nem consenso entre os principais afetados: os setores econômicos e os governos estaduais.

Dia de reuniões

Governadores do Sul, Sudeste, do Mato Grosso e do Amazonas estarão nesta terça-feira, 4, em Brasília, participando de uma série de reuniões com suas bancadas federais para ajustar os últimos detalhes relacionados ao impacto da reforma tributária, a unificação dos impostos e como isso vai afetar, na prática, a economia dessas localidades.

Pena aumentada

Se depender do Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai ficar inelegível até 2031. Ação assinada pelo subprocurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado, quer que seja investigado o dano ao erário pelo abuso de poder político do então presidente por ocasião da reunião com os embaixadores, ano passado, para desqualificar a eficácia das urnas eletrônicas.

Desagravo

Bolsonaristas e aliados do ex-presidente na Câmara dos Deputados encontraram uma forma de sair em defesa do "chefe" apresentando, de forma acintosa, um projeto de lei que anistia políticos condenados por ilícitos eleitorais a partir de 2016 ou que tenham se tornado inelegíveis até à data da lei. A proposta é de autoria do deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) e já conta com 50 assinaturas, mais da metade da bancada federal do Partido Liberal, a sigla de Bolsonaro. Será se Arthur Lira vai abraçar e apoiar essa iniciativa?

PAC

Ao lançar as obras da ferrovia de integração oeste-leste, que ligará Caetité, no Sudoeste da Bahia, a Ilhéus, também no território baiano, nesta segunda-feira, 3, o presidente Lula foi direto em suas palavras aos empresários que vão tocar a obra: quer inaugurá-la ainda em sua gestão até 31 de dezembro de 2026. A previsão inicial é que esta construção esteja pronta em 2027.

Agora é lei

Antes de embarcar para a Argentina, na tarde desta de hoje, o presidente Lula sancionou a lei federal 1085/2023, que iguala os salários de homens e mulheres na mesma função no poder público. A proposta foi anunciada pelo presidente no dia 1° de janeiro, quando tomou posse do mandato.

Bloco econômico

O Brasil vai exercer, de forma temporária até dezembro deste ano, a presidência do Mercosul. A oficialização acontece amanhã, na província Puerto Iguazu, na Argentina, por ocasião da cúpula dos chefes de Estado do bloco sul-americano.

Por Coluna Valéria Costa em 03/07/2023

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

TCE aprova contas do governo Cláudio Castro relativas a 2023; texto segue para aprovação na Alerj
28 de Maio de 2024

TCE aprova contas do governo Cláudio Castro relativas a 2023; texto segue para aprovação na Alerj

Seminário online debaterá a relação das ONGs com os bancos e a avaliação brasileira pelo GAFI
16 de Novembro de 2022

Seminário online debaterá a relação das ONGs com os bancos e a avaliação brasileira pelo GAFI

Em Brasília, deputado Yuri moura pede prioridade no PAC para áreas ainda sem contenção de encostas em Petrópolis
04 de Maio de 2024

Em Brasília, deputado Yuri moura pede prioridade no PAC para áreas ainda sem contenção de encostas em Petrópolis

O ESPÍRITO MILITAR BRASILEIRO
07 de Abril de 2022

O ESPÍRITO MILITAR BRASILEIRO

Aguarde..